O papel do psicólogo perante o doente asmático.

Autores/as

  • Vítor Hugo Mendes Fragoso

Palabras clave:

Asma, função do psicólogo, psicoterapia.

Resumen

A asma é uma doença crónica que afecta uma grande parte da população mundial. Devido à sua multidiversidade de causas de cariz psicológico e visto tratar-se de uma doença psicossomática por excelência a Psicologia e o tratamento psíquico revelam-se de extrema importância para o tratamento e melhoria da qualidade de vida efectiva do doente asmático. Neste sentido propomo-nos a identificar quais os factores psíquicos implicados na asma, assim como quais as funções do psicólogo perante o doente asmático e quais os métodos e técnicas terapêuticas mais utilizados.

Biografía del autor/a

Vítor Hugo Mendes Fragoso

2004 - Curso de Pós-Graduação em Terapia Familiar: Intervenção Sistémica pelo Instituto Superior da Maia/ Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Grau de Licenciatura em Psicologia , pelo Instituto Superior da Maia (ISMAI), realizada nos anos lectivos de 1999/2000 a 2002/2003. Experiência Profissional Pós – Licenciatura 2005 – Docente da Universidade Sénior dos Capuchinhos , leccionando as disciplinas de Cuidados de Saúde e Inteligência emocional na Terceira Idade. 2004/2005 – Formador no Centro de Formação Profissional da Misericórdia do Porto, leccionando Desenvolvimento Pessoal e Social aos cursos de Assistente de Serviços Pessoais e à Comunidade e Técnico Assistente de Serviços Pessoais e à Comunidade, programa aprendizagem. 2004/2005 – Psicólogo em prática privada no Consultório de Psicologia de Ermesinde. 2004 – Formador do curso “Auxiliares de Acção Educativaâ€, pela PRIMUS.

Publicado

2005-02-05

Cómo citar

Fragoso, V. H. M. (2005). O papel do psicólogo perante o doente asmático. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 2(2). Recuperado a partir de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/78