Pesquisa exploratória da ansiedade em universitários de medicina da UFPR/Curitiba<br>Exploratory research on perceptions of anxiety in medical university students at UFPR/Curitiba

Autores

  • Adelma do Socorro Gonçalves Pimentel Universidade Federal do Pará
  • Deivisson Vianna Departamento de Saúde Coletiva - UFPR
  • Acácia M. P. de Lima Departamento de Saúde Coletiva - UFPR

Palavras-chave:

ansiedade; medicina; universitários; Gestalt-terapia

Resumo

Um estudo qualitativo exploratório para identificar as formas que a ansiedade se manifestou na vivência de universitários do curso de medicina de Universidade Federal, Campus de Curitiba. Aprovado por Comitê de Ética, parecer 6.570.058. Método: questionário na plataforma virtual Google forms, perguntas abertas sobre qualidades e defeitos; percepção social; pensamentos e medos recorrentes; modos de lidar com a ansiedade; e uma entrevista semi-dirigida, presencial gravada em áudio sobre as demandas discentes em saúde mental; os encaminhamentos e soluções mediadas pelo Diretório Acadêmico; perfil dos alunos com ansiedade. Critérios de inclusão: voluntários, independente de gênero, cor/etnia; entre 18 e 30 anos de qualquer classe social e período do curso. Critérios de exclusão: menos de 18 e mais de 31anos, com diagnóstico de transtornos mentais distintos do espectro da ansiedade, doenças neurológicas e psiquiátricas crônicas. Resultados: indicadores de ansiedade: piadas, bullying, alguns professores imprimem medo; temer o cancelamento social; volume de trabalhos, provas, ter que decorar; inseguranças; impotência. Conclusão: o curso é fortemente influenciado pelo modelo de sociedade capitalista, orientada por símbolos de riqueza; a Gestalt-terapia pode subsidiar o estudante a realizar escolhas criativas próprias, e contribuir para o cuidado com a expressividade e a regulação da vida social baseada na autonomia e na critica as fontes causadoras de opressão social.

Biografia do Autor

Adelma do Socorro Gonçalves Pimentel, Universidade Federal do Pará

PHD em psicologia e psicopatologia do desenvolvimento pela Universidade de Évora/ PT; Dra em psicologia Clínica PUC/SP; Coordenadora do Programa de pós-graduação em psicologia da UFPA

Deivisson Vianna, Departamento de Saúde Coletiva - UFPR

Dr. em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil(2014)
Docente Adjunto da Universidade Federal do Paraná , Brasil

Coordenador do Mestrado Profissional em Saúde da Família 

https://orcid.org/0000-0002-1198-1890

Acácia M. P. de Lima, Departamento de Saúde Coletiva - UFPR

Doutoranda em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA), Pesquisadora do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde-CIDACS/IGM/Fiocruz; professora substituta do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR) nos cursos de Medicina, Biomedicina e Ciências Biológicas.

https://orcid.org/0000-0003-4015-3768

Referências

Árvores nativas do Paraná. (2023). https://www.agricultura.pr.gov.br/PronasolosPR/Pagina/ARBOREAS-NATIVAS-E-SEUS-EFEITOS-ORNAMENTAIS-NA-PROPRIEDADE-RURAL-DA-BACIA

Damião, Adérson OMC & Moraes-Filho, Joaquim PP de. (2001). Diagnóstico e tratamento da síndrome do intestino irritável. Psiquiatria na pratica médica. UNIFESP, vol 34, n 2, abr-jun.

Facchinetti, Cristiana; Mota, André Y Munoz, Pedro F. (2022). A higiene mental no Brasil: Racismo, Eugenia e Infância no Rio de Janeiro (anos 1920 a 1960). p 20-30, cap. 3, In, Campos, Ricardo; Ruperthuz, Mariano (Org.). Higiene mental, psiquiatria y sociedade em Iberoamérica (1920-1960). Madrid: La Catarata,

Farias, Antonio Vuldembergue Carvalho ( 2017). A presença ostensiva do currículo oculto na escola. www.academico.vuldembergue.com.br

Hahn, Michelle Selma; Ferraz, Marcos P. Toledo; Giglio, Joel, Sales. (1999). A saúde mental do estudante universitário: sua história ao longo do séc XX. Revista Brasileira de Educação Médica. V. 23, n 2/3, p 81-89, maio/dez.

História do curso de medicina na UFPR. https://saude.ufpr.br/medicina/.

Verbinnen, Francielle Scheuer, Schiontek,Letícia de Oliveira, Reis, Maria Helena de Souza

Cattete, Roveri, Thaíssa Begnini, Pereira, Eduardo Manoel, Oliveira, Hugo Martins de. (2022). Avaliação da presença de sintomas de ansiedade em acadêmicos de medicina de uma universidade do Estado de Santa Catarina. Revista Concilium, Vol. 22, Nº 7.

Melo, Teresa Mary Pires de Castro & Vasques, Eduardo Gomes (2021). Cultura do cancelamento: primeiras aproximações. ETCÉTERA.Revista del Área de Ciencias Sociales del CIFFyH , Nº 8.

Pacheco, Lucivânia Marques; Araujo, Brathener Paulo Moura; Dantas, Daniel; Santos, Déborah Helena Kichese Silva; Souza, Guilherme Reis de Hatús; Souza, Flávio Fernandes e; Tôrres, Káliston de Moura; Neto, Márcio Antônio de Pádua Guimarães; Alvarenga; Neide Alves Almeida; Claudino; Pabline Vanin; Leal, Paula Fleury Jubé; Ferreira, Rayssa Carneiro; Moraes, Renata da Silva; Teles, Renatha Miranda Chaves; Ribeiro, Ricardo Pedrosa; Freitas, Ricardo Resende; Nakao, Rodrigo Lima; Andrade; Sabrina Caixeta; Monteiro, Victor Costa (2017). Nível de ansiedade em estudantes do Curso de Medicina. Revista Master, vol 2, n 3

Pimentel, Adelma; Silva, Felipe Mendes da; Vale, Kamilly (2024). O sofrimento existencial de Gilberto: reflexões gestálticas e fenomenológicas. Revista de Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea. Vol 13, n 1. (no prelo)

Venâncio, Gabriel de Almeida (2021). Ansiedade em ambiente universitário: um estudo comparativo entre estudantes de diferentes nacionalidades. Trabalho de conclusão em Ciência e Economia. Univ. Federal de Alfenas. ICSA.

Downloads

Publicado

2024-06-26

Como Citar

Pimentel, A. do S. G., Vianna, D., & M. P. de Lima, A. (2024). Pesquisa exploratória da ansiedade em universitários de medicina da UFPR/Curitiba<br>Exploratory research on perceptions of anxiety in medical university students at UFPR/Curitiba. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 21(40). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/764