Pesquisa exploratória da ansiedade em universitários de medicina da UFPR/Curitiba<br>Exploratory research on perceptions of anxiety in medical university students at UFPR/Curitiba
Palavras-chave:
ansiedade; medicina; universitários; Gestalt-terapiaResumo
Um estudo qualitativo exploratório para identificar as formas que a ansiedade se manifestou na vivência de universitários do curso de medicina de Universidade Federal, Campus de Curitiba. Aprovado por Comitê de Ética, parecer 6.570.058. Método: questionário na plataforma virtual Google forms, perguntas abertas sobre qualidades e defeitos; percepção social; pensamentos e medos recorrentes; modos de lidar com a ansiedade; e uma entrevista semi-dirigida, presencial gravada em áudio sobre as demandas discentes em saúde mental; os encaminhamentos e soluções mediadas pelo Diretório Acadêmico; perfil dos alunos com ansiedade. Critérios de inclusão: voluntários, independente de gênero, cor/etnia; entre 18 e 30 anos de qualquer classe social e período do curso. Critérios de exclusão: menos de 18 e mais de 31anos, com diagnóstico de transtornos mentais distintos do espectro da ansiedade, doenças neurológicas e psiquiátricas crônicas. Resultados: indicadores de ansiedade: piadas, bullying, alguns professores imprimem medo; temer o cancelamento social; volume de trabalhos, provas, ter que decorar; inseguranças; impotência. Conclusão: o curso é fortemente influenciado pelo modelo de sociedade capitalista, orientada por símbolos de riqueza; a Gestalt-terapia pode subsidiar o estudante a realizar escolhas criativas próprias, e contribuir para o cuidado com a expressividade e a regulação da vida social baseada na autonomia e na critica as fontes causadoras de opressão social.
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