O transtorno do espectro autista sob enfoque da Gestalt-terapia:
um diálogo com o modelo DIR/Floortime
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15425876Palavras-chave:
Autismo, DIR/Floortime, Gestalt-terapia, Transtorno do Especto AutistaResumo
O transtorno do espectro autista é uma condição do neurodesenvolvimento que gera prejuízos em habilidades comportamentais, socioemocionais e de comunicação. A Gestalt-terapia apresenta postura fenomenológica, não reducionista sobre o transtorno, compreendendo os sintomas da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) como a melhor forma como ela pode se autorregular em determinado meio. Os principais autores da clínica gestáltica infantil realizam aproximações com teorias do desenvolvimento, dentre elas, às ideias de Stanley Greenspan, autor do modelo DIR/Floortime. A presente pesquisa objetivou verificar as relações teóricas e práticas da Gestalt-terapia com o modelo DIR/Floortime no trabalho com crianças autistas. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura integrativa, utilizando livros e artigos sobre os temas referidos, procedendo-se à análise de conteúdo. Conclui-se que as abordagens compartilham uma visão holística sobre desenvolvimento e suas teorias dialogam entre si, ao reconhecer a importância das relações e da interação entre campo, organismo e meio, mas diferem em relação à postura e foco terapêutico.
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