Ora, quem diria? Relações vivas através da Internet!

Autores

  • Adriana da Silva Brites
  • Marcelo Pinheiro da Silva

Palavras-chave:

Relação. Emocional. Afeto. Online. Intimismo virtual

Resumo

Resumo.  Neste texto buscamos explicitar diferenças observadas entre relações estabelecidas de forma online e relações vividas presencialmente. Relata como foi possível perceber, em determinadas situações, um ganho de intensidade emocional nas relações experimentadas através de tecnologias de informação e comunicação. Traz exemplos clínicos e acadêmicos que ilustram essas observações e propõe o desenvolvimento de investigações cuidadosas em relação a este fenômeno que nomeamos como “intimismo virtual”.

Referências

PINHEIRO-DA-SILVA, M. O afeto e o afetar nas relações de Grupo: Um olhar a partir da Gestalt-Terapia. Rio de Janeiro: Via Véritas, 2014.

PONTILLO, J. Possibilidades de contato no atendimento psicológico online: Descobertas, desconstruções e ajustamentos possíveis. IGT na Rede, Rio de Janeiro, 2020. No prelo.

REICH, W. Análise do Caráter. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

WAGNER, C. M. A transferência na clínica reichiana. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Brites, A. da S., & da Silva, M. P. (2023). Ora, quem diria? Relações vivas através da Internet!. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 20(38). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/726