O Processo de Construção de Dupla Terapêutica para o Atendimento de Grupos<br>The Dual Therapeutics Construction Process for the Care of Groups

Autores

  • Khristian Barbalho Fragoso de Sequeira IGT-Instituto de Gestalt-terapia e atendimento familiar

Palavras-chave:

Atendimento de grupo; Dupla Terapêutica, Coterapeuta; Gestalt-Terapia.

Resumo

Este artigo tem como propósito a reflexão sobre o processo de construção de uma dupla terapêutica para o atendimento em grupo. Ele descreve essa experiência que ocorreu durante o curso de especialização realizado no IGT - Instituto de Gestalt-Terapia e Atendimento Familiar. Foi realizada uma busca por bibliografia sobre o tema com o embasamento teórico da Gestalt-Terapia em relação ao atendimento de grupos. A partir daí, foi utilizada a leitura de relatórios desta experiência específica da autora que, corroborou com o registro das facilidades e dificuldades vividas na parceria formada entre duas psicólogas que atuaram juntas em um mesmo setting como coterapeutas em uma dupla terapêutica.

Biografia do Autor

Khristian Barbalho Fragoso de Sequeira, IGT-Instituto de Gestalt-terapia e atendimento familiar

Psicóloga graduada pela PUC-RJ e Especialista em Psicologia Clínica/Gestalt-terapia pelo IGT – Instituto de Gestalt-Terapia e Atendimento Familiar.

Referências

AUGRAS, Monique. O ser da compreensão. Fenomenologia da situação de psicodiagnóstico. Petrópolis. Vozes. 1986

BREAKWELL, Glynis M. 13. O uso do autorregistro: métodos de diário e de narrativa. In BREAKWELL, Glynis M [et al.] Métodos de pesquisa em psicologia. Porto Alegre, Artmed, 2010.

HYCNER, Richard e JACOBS, Lynne. Relação e Cura em Gestalt-Terapia. São Paulo. Summus, 1997.

JULIANO, Jean Clark. A arte de restaurar histórias: Libertando o diálogo. São Paulo. Summus, 1999.

MENDONÇA, Marisete Malaguth. Ajustamento Criativo (p. 20-22) In: D’Acri, Gladys; Lima, Patrícia; Orgler, Sheila. Dicionário de Gestalt-terapia: Gestaltês. São Paulo: Summus, 2007.

PERLS, Fritz. A Abordagem Gestáltica e testemunha Ocular da terapia. Rio de Janeiro. LTC, 2011.

PINHEIRO DA SILVA, Marcelo. O afeto e o afetar em relações de grupo: um olhar a partir da Gestalt-Terapia. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Psicologia, 2014.

RIBEIRO, Jorge Ponciano. Gestalt Terapia: O Processo Grupal – Uma Abordagem Fenomenológica da Teoria do campo e holística. São Paulo. Summus, 1994.

THERESE, A. Tellegen. Gestalt e Grupos: Uma Perspectiva Sistêmica. São Paulo. Summus, 1984.

VINOGRADOV, Sophia, YALOM, Irvin D. Psicoterapia de Grupo: Um manual Prático. Porto Alegre. Artes Médicas, 1992.

YONTEF, Gary M. Processo, Diálogo e Awareness – Ensaios em Gestalt-Terapia. São Paulo. Summus, 1998.

ZINKER, Joseph C. A busca da elegância em psicoterapia: Uma abordagem gestáltica com casais, famílias e sistemas íntimos. São Paulo. Summus, 2001.

Downloads

Publicado

2021-09-21

Como Citar

Sequeira, K. B. F. de. (2021). O Processo de Construção de Dupla Terapêutica para o Atendimento de Grupos<br>The Dual Therapeutics Construction Process for the Care of Groups. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 17(33). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/634