A Tesoura do Desejo: Uma experiência de encontro e construção de sentido na clínica escola<br>The scissors of desire: an experience of encounter and construction of meaning at the school clinic

Autores

  • Janaína Oliveira de Jesus UniNassau - Vitória da Conquista, BA.
  • Marcelo da Silva Alves Pires UniNassau - Vitória da Conquista, BA.

Palavras-chave:

Psicoterapia Breve; Gestalt-Terapia; Existencialismo; Estágio; Relato de Experiência.

Resumo

Este artigo nasceu da necessidade de comunicar impressões, descrever ações e compartilhar experiências e reflexões despertadas durante o desenrolar de um atendimento psicoterápico no estágio curricular do último semestre do curso de psicologia, evidenciando a relação cliente-psicoterapeuta em suas diversas nuanças. Aqui será encontrada a perspectiva clínica no atendimento de uma paciente do sexo feminino, contando os vinte anos de idade e tendo narrado como causa da busca pelo serviço: dificuldades de interação social, ocultando uma ideação suicida que aparece ao longo dos encontros. Num primeiro momento, trataremos de aspectos técnicos do funcionamento da Clínica Escola e da experiência do estágio em psicologia. Em seguida, a partir do experiência diante do caso clínico, discutiremos como a Gestalt-Terapia de Curta Duração e sua base fenomenológico- existencial- humanista pôde ajudar esta jovem a tornar-se consciente de si e a esclarecer as suas próprias vontades e necessidades, assim como a se posicionar diante da própria vida. O leitor poderá encontrar um pouco das expectativas e das experimentações pelas quais passamos nesta relação, bem como dos resultados alcançados a partir da prática viva do estágio, sem abrir mão do elemento da apreciação estética desta troca.

Biografia do Autor

Janaína Oliveira de Jesus, UniNassau - Vitória da Conquista, BA.

Graduada em Psicologia pela UniNassau. Pós-graduanda em Terapia Familiar (Faculdade Única), atuante no atendimento clínico online e presencial de adolescentes e adultos. Voluntária da Associação Conquistense de Integração do Deficiente - ACIDE, Vitória da Conquista - BA. Atualmente envolvida em trabalhos que focam o desenvolvimento das potencialidades em mulheres cegas, bem como na escuta clínica e estudos voltados a área Fenomenológica-Existencial.

Marcelo da Silva Alves Pires, UniNassau - Vitória da Conquista, BA.

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2006). Especialista em Psicologia Social, tendo atuado diretamente com Políticas Públicas, planejamento e execução de projetos, treinamento e coordenação de equipes interdisciplinares. Mestre em Ensino, História e Filosofia das Ciências pela UFBA/UEFS. Doutor em Psicologia pela UFBA e Professor e Supervisor Clínico na UniNassau de Vitória da Conquista - BA.

Referências

ALMEIDA, E. Q.; NETO,R. A Clínica Fenomenológico-Existencial, 2012, Revista de Psicologia I, 2012. Disponível em: <http://blog.newtonpaiva.br/psicologia/wp-content/uploads/2012/08/pdf-e2-13.pdf> Acesso em : 28 jun.2018.

ANDRADE, C.D. de; A Vida Passada à Limpo. 1ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras,2013.

BALIEIRO, C.; DEL PICCHIA,B. O Feminino e o Sagrado: mulheres na jornada do herói. 1ª Ed. São Paulo: Ágora,2010.

CAMPBELL, J.; O Herói de Mil Faces. Tradução: Adail Ubirajara Sobral. 10ª Ed. São Paulo: Pensamento Cultrix,2005.

CAMUS, A.; O Mito de Sísifo: Ensaio Sobre o Absurdo,1942. Disponível em: <http://sanderlei.com.br/PDF/Albert-Camus/Albert-Camus-O-Mito-de Sisifo.pf> Acesso em 28 jun 2018.

CARDELLA, B.H.P.; O Amor na Relação Terapêutica: uma visão gestáltica. 4ª Ed. São Paulo: Summus,1994.

MINISTÉRIO DA SAÚDE, Prevenção ao Suicídio: Manual Dirigido Aos Profissionais de Saúde Mental- 2017, Disponível em: <https://www.cvv.org.br/wpcontent/uploads/2017/05/manual_prevencao_suicidio_profissionais_saude.pdf> Acesso em 28 jun2018.

PERLS,F.S.; Gestalt-terapia Explicada. Tradução: George Schlesinger. São Paulo: Summus,1977.
___________. A Abordagem Gestáltica e Testemunha Ocular da Terapia. 2ª Ed. Rio de Janeiro: LTC, 1988.

RIBEIRO, J. P.; Gestalt-terapia de Curta Duração. 3. Ed. São Paulo: Summus, 2015.
___________. O Ciclo do Contato: temas básicos na abordagem gestáltica. 2ª Ed. São Paulo: Summus,1997.

ROGERS,C.R.; Tornar-se Pessoa. Tradução: Manuel José do Carmo Ferreira. 3ª Tiragem. São Paulo: Martins Fontes,2007.
___________. Sobre o Poder Pessoal. Tradução: Wilma Millan Alves Penteado. 2ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

SARTRE, J.P.; O Ser e o Nada: Ensaio de Ontologia Fenomenológica. Tradução: Paulo Perdigão.20ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

SCHOPENHAUER, A.; O Mundo Como Vontade e Representação- TOMO I. Tradução: Jair Barbosa. São Paulo: UNESP, 2005.

STEVENS, J.O; Tornar-se Presente: experimentos de crescimento em Gestalt-terapia. Tradução: Maria Júlia Kovacs e George Schlesinger. 2ª Ed. São Paulo: Summus,1977.

VALENÇA. A.; Tesoura do Desejo. 7 Desejos. Rio de Janeiro: EMI,1992.

Downloads

Publicado

2021-03-30

Como Citar

Jesus, J. O. de, & Pires, M. da S. A. (2021). A Tesoura do Desejo: Uma experiência de encontro e construção de sentido na clínica escola<br>The scissors of desire: an experience of encounter and construction of meaning at the school clinic. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 17(33). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/629