Processo de luto no contexto da COVID-19 à luz da Gestalt-terapia: Estratégias possíveis de enfrentamento<br>Mourning process in the context of COVID-19: Possible coping strategies

Autores

  • Thalyson Bruno Marques Feitoza UNILEÃO - Curso de Psicologia
  • Yáskara Lobo Cordeiro
  • Marcus Cézar de Borba Belmino

Palavras-chave:

Luto; COVID-19; Gestalt-terapia

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo bibliográfico sobre a elaboração do processo de luto pela perda de um ente querido no contexto da COVID-19 sob o olhar da gestalt-terapia. A COVID-19 é uma síndrome respiratória ocasionada pelo novo coronavírus, a sua disseminação em nível global fez com ela fosse classificada como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Devido a fácil contaminação do vírus, algumas medidas de segurança foram tomadas para evitar o contagio, assim, o Ministério da Saúde estabeleceu algumas restrições aos rituais de despedidas, impossibilitando assim a realização de velórios e funerais. Essas medidas de segurança, embora necessárias, se apresentam como um agente complicador para a elaboração do processo de luto. Desse modo, este momento confronta o indivíduo em seu desamparo, e evidencia a importância do suporte e dos tradicionais rituais de despedidas, sendo imprescindível que sejam pensadas ações que visem mitigar essas possíveis consequências ocasionadas pela realidade imposta pela COVID-19. Assim, as estratégias elaboradas neste estudo, se apresentam como uma alternativa possível de serem desenvolvidas, e podem contribuir para a mitigação dessas consequências.

Biografia do Autor

Thalyson Bruno Marques Feitoza, UNILEÃO - Curso de Psicologia

Discente do curso de Psicologia (UNILEÃO)

Yáskara Lobo Cordeiro

Discente do curso de Psicologia (UNILEÃO)

Marcus Cézar de Borba Belmino

Psicólogo (CRP 11/05136), mestre em psicologia (UNIFOR) e doutor em Filosofia (UFSC). Professor do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde da UNILEÃO.

Referências

BIRCK, Michele Daiane. Perdas necessárias sob o olhar da Gestalt-Terapia. Monografia de Especialização. Comunidade Gestáltica–Clínica e Escola de Psicoterapia, Florianópolis, 2010.

BOWLBY, John. Perda: tristeza e depressão. Vol. 3 da Trilogia Apego e Perda. Martins Fontes, São Paulo, 1998.

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19: Processo de Luto no Contexto da COVID-19. Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). 2020.

______. Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19: Recomendações Gerais. Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). 2020.

______. Manejo de corpos no contexto do novo coronavírus: COVID-19. Secretaria de Vigilância em Saúde; Departamento de Análise e Vigilância de Doenças não transmissíveis. Brasília: DF, 2020.

BROMBERG, Maria Helena PF. A psicoterapia em situações de perdas e luto. Editora Livro Pleno, 2000.

FARO, Andre et al. COVID-19 e saúde mental: A emergência do cuidado. 2020.

FUKUMITSU, K. Uma visão fenomenológica do luto: um estudo sobre as perdas no desenvolvimento humano. Campinas: Livro Pleno, 2004.

___________. Morte e processo de luto: Lições para o recomeço da vida In: FUKUMITSU, Karina; ODDONE, Hugo (orgs). Morte, Suicídio e Luto: estudos gestálticos. Campinas: Livro pleno, p. 10-17, 2008.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002

GINGER, Serge; GINGER, Anne. Gestalt: uma terapia do contato. São Paulo: Summus, 1995.

LISBÔA, Márcia Lucrecia; CREPALDI, Maria Aparecida. Ritual de despedida em familiares de pacientes com prognóstico reservado. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 13, n. 25, p. 97-109, 2003.

MALCHER, M. A.; COSTA, L. M.; LOPES, S. C. Comunicação da Ciência: diversas concepções de uma mesma complexidade. Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática, v. 12, n. 23, p. 59-84, 2013.

MELO, Ana Rita de Paulo Proença. Processo de Luto: o inevitável percurso face a inevitabilidade da morte. 2004. Disponível em: <https://www.integra.pt/textos/luto.pdf>. Acesso em: 28 out. 20.

MINAYO, Maria Cecília. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12 ed. São Paulo: Hucietec, 2010.

MÜLLER-GRANZOTTO, Marcos José; MÜLLER-GRANZOTTO, Rosane Lorena. Clínicas Gestálticas: Sentido ético, político e antropológico da teoria do self. Summus Editorial, 2012a.

______. Psicose e sofrimento. São Paulo; Summus Editorial, 2012b.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL AS SAÚDE (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia, 2020. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6120:oms-afirma-que-covid-19-e-agora-caracterizada-como-pandemia&Itemid=812>. Acesso em: 20 jun. 2020.

PARKES, Colin Murray. Luto: estudos sobre a perda na vida adulta. Summus editorial, 1998.

PERLS, F. S.; HEFFERLINE, R.; GOODMAN, P. Gestalt-terapia. São Paulo: Summus editorial, 1977.

PERLS, Fritz. A abordagem gestáltica e testemunha ocular da terapia. Rio de Janeiro: LTC, 1988.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.

SANTOS, S.F. Tratado Brasileiro Sobre Perdas e Luto. Rio de Janeiro: Atheneu, 2014.

SASSI, Franciele. Possíveis contribuições do aconselhamento psicológico desenvolvido durante o ritual fúnebre aos enlutados. O Portal dos Psicólogos, 2014.

SOUSA, Luiza Eridan Elmiro Martins de. O processo de luto na abordagem gestáltica: contato e afastamento, destruição e assimilação. IGT na rede, Rio de Janeiro, v. 13, n. 25, p. 253-272, dez. 2016. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25262016000200006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 06 jul. 2020.

TRIVIÑOS, Augusto Nivaldo Silva. A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2020-09-22

Como Citar

Feitoza, T. B. M., Cordeiro, Y. L., & Belmino, M. C. de B. (2020). Processo de luto no contexto da COVID-19 à luz da Gestalt-terapia: Estratégias possíveis de enfrentamento<br>Mourning process in the context of COVID-19: Possible coping strategies. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 17(32), Brasil. Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/601