Psicoterapia infantil online: Um novo caminho possível frente à Pandemia da Covid- 19<br>Online child psychotherapy: A new possible path in the face of the Covid-19 Pandemic
Palavras-chave:
Atendimento psicoterapêutico; Infantil; Online; Pandemia.Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir a experiência do atendimento psicoterapêutico online à crianças e adolescentes, popularizada a partir da pandemia causada pela Covid-19. Buscou-se, portanto, uma revisão da literatura sobre as especificidades da prática da psicoterapia infanto-juvenil a partir da abordagem gestáltica entendendo que a demanda pelos cuidados com a saúde mental intensificou-se a partir da pandemia. A relevância do tema justifica-se pela escassez de literatura quanto ao atendimento online voltado para o público infantil bem como as particularidades desta prática. Verificou-se que este novo serviço em contrapartida ao atendimento presencial tem benefícios próprios, porém necessita de diferentes manejos diante de um novo “setting” terapêutico.Referências
AGUIAR L. Gestalt-terapia com crianças: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2014.
BORSTMANN, R. S.; BREUNIG, Y.; MACEDO, M. L. W. S. Psicoterapia infantil: perdas, luto e ajustamentos criativos elaborados no brincar. Revista IGT na Rede, v. 15, n. 28, 2018. Disponível em: http://www.igt.psc.br/ojs. Acesso em: 28 de julho de 2020.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução CFP Nº 011/2018. Regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação e da comunicação e revoga a Resolução CFP N.º 11/2012. Brasília, 11 de maio de 2018.
____________________. Resolução CFP Nº 004/2020. Dispõe sobre regulamentação de serviços psicológicos prestados por meio de Tecnologia da Informação e da Comunicação durante a pandemia do COVID-19. Brasília, 26 de março de 2020.
FIOCRUZ, Fundação Oswaldo Cruz (2020). Cartilha Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia Covid-19: crianças na pandemia. Disponível em <https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wpcontent/uploads/2020/05/crianc%cc%a7as_pandemia.pdf>. Acesso em 31 de julho de 2020.
FREITAS, J. R. C. B. A relação terapeuta-cliente na abordagem gestáltica. IGT na Rede, Rio de Janeiro, v. 13, n. 24, p. 85-104, 2016 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25262016000100006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 31 de julho de 2020.
LIMA G. C.; LIMA, D. M. A. O brincar como meio facilitador da expressão da criança sob a perspectiva da Gestalt-terapia. Revista IGT na Rede, v. 12, n. 22, 2015. Disponível em: http://www.igt.psc.br/ojs. Acesso em: 28 de julho de 2020.
LINHARES, M. B. M.; ENUMO, S. R. F. Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 37, 2020. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2020000100510&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 28 de julho de 2020.
OAKLANDER, V. Descobrindo crianças: a abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. São Paulo: Summus, 1980.
PEREIRA, M. D.; OLIVEIRA, L. C.; COSTA, C.F.T.; BEZERRA, C.M.O.; PEREIRA, M.D.; SANTOS, C.K.A.; DANTAS, E.H.M. A pandemia de COVID-19, o isolamento social, consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, 9(7): 1-35, e652974548, 2020. Disponível em < file:///C:/Users/TEMP/Downloads/493-Preprint%20Text-998-2-10-0200605.pdf>. Acesso em 31 de julho de 2020.
PIETA, M. A. M.; GOMES, W. B. Psicoterapia pela Internet: viável ou inviável? In PIETA, M. A. M. (Org.) Psicoterapia pela internet: a relação terapêutica. Porto Alegre/ RS, 2014. Pág. 50-66.
SCHMIDT, B.; CREPALDI, M. A.; BOLZE, S. D. A.; NEIVA-SILVA, L.; DEMENECH, L. M. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estud. Psicol. (Campinas), Volume 37, 2020. Disponível em <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-166X2020000100501&script=sci_arttext&tlng=pt#B10. Acesso em 28 de julho de 2020.
SCHUCHMANN, A. Z. SCHNORRENBERGER, B. L. CHIQUETTI, M. E.; GAIKI, R. S.; RAIMANN, B. W.; MAEYAMA, M. A. Isolamento social vertical x Isolamento social horizontal: os dilemas sanitários e sociais no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Braz. J. Hea. Rev., Curitiba, v. 3, n. 2, p.3556-3576 março/abril, 2020. ISSN 2595-6825. Disponível em <https://doi.org/10.34119/bjhrv3n2-185>. Acesso em 31 julho de 2020.
SILVA, T. C. D.; BAPTISTA, C. S.; ALVIM, M. B. O contato na situação contemporânea: um olhar da clínica da gestalt-terapia. Rev. abordagem gestalt., Goiânia, v.21, n.2, p.193-201, dez. 2015. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672015000200008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 30 de julho de 2020.
BORSTMANN, R. S.; BREUNIG, Y.; MACEDO, M. L. W. S. Psicoterapia infantil: perdas, luto e ajustamentos criativos elaborados no brincar. Revista IGT na Rede, v. 15, n. 28, 2018. Disponível em: http://www.igt.psc.br/ojs. Acesso em: 28 de julho de 2020.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução CFP Nº 011/2018. Regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação e da comunicação e revoga a Resolução CFP N.º 11/2012. Brasília, 11 de maio de 2018.
____________________. Resolução CFP Nº 004/2020. Dispõe sobre regulamentação de serviços psicológicos prestados por meio de Tecnologia da Informação e da Comunicação durante a pandemia do COVID-19. Brasília, 26 de março de 2020.
FIOCRUZ, Fundação Oswaldo Cruz (2020). Cartilha Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia Covid-19: crianças na pandemia. Disponível em <https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wpcontent/uploads/2020/05/crianc%cc%a7as_pandemia.pdf>. Acesso em 31 de julho de 2020.
FREITAS, J. R. C. B. A relação terapeuta-cliente na abordagem gestáltica. IGT na Rede, Rio de Janeiro, v. 13, n. 24, p. 85-104, 2016 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25262016000100006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 31 de julho de 2020.
LIMA G. C.; LIMA, D. M. A. O brincar como meio facilitador da expressão da criança sob a perspectiva da Gestalt-terapia. Revista IGT na Rede, v. 12, n. 22, 2015. Disponível em: http://www.igt.psc.br/ojs. Acesso em: 28 de julho de 2020.
LINHARES, M. B. M.; ENUMO, S. R. F. Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 37, 2020. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2020000100510&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 28 de julho de 2020.
OAKLANDER, V. Descobrindo crianças: a abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. São Paulo: Summus, 1980.
PEREIRA, M. D.; OLIVEIRA, L. C.; COSTA, C.F.T.; BEZERRA, C.M.O.; PEREIRA, M.D.; SANTOS, C.K.A.; DANTAS, E.H.M. A pandemia de COVID-19, o isolamento social, consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, 9(7): 1-35, e652974548, 2020. Disponível em < file:///C:/Users/TEMP/Downloads/493-Preprint%20Text-998-2-10-0200605.pdf>. Acesso em 31 de julho de 2020.
PIETA, M. A. M.; GOMES, W. B. Psicoterapia pela Internet: viável ou inviável? In PIETA, M. A. M. (Org.) Psicoterapia pela internet: a relação terapêutica. Porto Alegre/ RS, 2014. Pág. 50-66.
SCHMIDT, B.; CREPALDI, M. A.; BOLZE, S. D. A.; NEIVA-SILVA, L.; DEMENECH, L. M. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estud. Psicol. (Campinas), Volume 37, 2020. Disponível em <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-166X2020000100501&script=sci_arttext&tlng=pt#B10. Acesso em 28 de julho de 2020.
SCHUCHMANN, A. Z. SCHNORRENBERGER, B. L. CHIQUETTI, M. E.; GAIKI, R. S.; RAIMANN, B. W.; MAEYAMA, M. A. Isolamento social vertical x Isolamento social horizontal: os dilemas sanitários e sociais no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Braz. J. Hea. Rev., Curitiba, v. 3, n. 2, p.3556-3576 março/abril, 2020. ISSN 2595-6825. Disponível em <https://doi.org/10.34119/bjhrv3n2-185>. Acesso em 31 julho de 2020.
SILVA, T. C. D.; BAPTISTA, C. S.; ALVIM, M. B. O contato na situação contemporânea: um olhar da clínica da gestalt-terapia. Rev. abordagem gestalt., Goiânia, v.21, n.2, p.193-201, dez. 2015. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672015000200008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 30 de julho de 2020.
Publicado
2020-09-22
Como Citar
Villas- Bôas, L. E. R. (2020). Psicoterapia infantil online: Um novo caminho possível frente à Pandemia da Covid- 19<br>Online child psychotherapy: A new possible path in the face of the Covid-19 Pandemic. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 17(32), Brasil. Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/600
Edição
Seção
Artigos
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.