Ensaio sobre a dimensão política da arte pelo olhar da clínica gestáltica<br>Essay on the political dimension of art through the perspective of the gestalt clinic
Palavras-chave:
Política, Arte, Gestalt-terapiaResumo
O presente texto explora a dimensão política da arte refletindo através do olhar da Gestalt-terapia. O corpo do texto atravessa questões referentes à aproximação da Gestalt-terapia com o campo da arte, sua utilização clínica e sua dimensão política. Debatendo sobre como a arte pode realçar ou fazer contraponto ao sistema de ideias e forças de poder que rodeiam o homem bem como a experiência artística como modo de estar consciente de si resistindo aos processos de massificação. Além das reflexões da dimensão política da arte o presente texto realça a dimensão estética e política da Gestalt-terapia.Referências
ALVIM, Mônica Botelho. O fundo estético da Gestalt-Terapia. Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies, v. 13, n. 1, p. 13-24, 2007a. https://itgt.com.br/nepac/NEPAC/Textos/O%20fundo%20estetico%20da%20Gestalt_terapia.pdf
ALVIM, Mônica Botelho. Experiência estética e corporeidade: fragmentos de um diálogo entre Gestalt-terapia, arte e fenomenologia. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 7, n. 1, p. 0-0, 2007b. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812007000100012
BELMINO, Marcus Cézar et al. Paul Goodman e o projeto do livro Gestalt Therapy. IGT na Rede, v. 11, n. 20, 2014. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25262014000100008
FREIRE, Cristina. Um palco de espelhos: narcisismo e contemporaneidade. Psicologia USP, v. 5, n. 1-2, p. 131-143, 1994. http://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34494
HELOU, Fádua. Frederick Perls, vida e obra: em busca da Gestalt-terapia. Summus Editorial, 2015. Lopes, C. P (2014). Práticas criativas de arteterapia como intervenção na depressão. Petrópolis- RJ, Vozes.
MARXEN, Eva. Artistic Practices and the Artistic Dispositif–A Critical Review. Antípoda. Revista de Antropología y Arqueología, n. 33, p. 37-60, 2018. https://revistas.uniandes.edu.co/doi/full/10.7440/antipoda33.2018.03
MÜLLER-GRANZOTTO, Marcos José; MÜLLER-GRANZOTTO, Rosane Lorena. Clínicas Gestálticas: Sentido ético, político e antropológico da teoria do self. Summus Editorial, 2012.
GOODMAN, Paul. The political meaning of some recent revisions of Freud. 1945. https://najculture.org/handle/20.500.11976/466
PASSETTI, Edson. Teatro, anarquia e um alerta aos pluralistas. verve. revista semestral autogestionária do Nu-Sol., n. 14, 2008. https://revistas.pucsp.br/verve/article/viewFile/5159/3686
PERLS, Laura. Concepts and misconceptions of Gestalt therapy. Journal of Humanistic Psychology, v. 32, n. 3, p. 50-56, 1992. https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0022167892323004
PERLS, F. HEFFERLINE R. & GOODMAN P. Gestalt-terapia. São Paulo: Summus, 1997
PERLS, Frederick S. Gestalt-terapia explicada. Summus Editorial, 1969.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 1978.
RHYNE, Janie. Arte e Gestalt: padrões que convergem. Summus, 2000.
SILVA, Carla de Eirado; DE OLIVEIRA, Cíntia Siqueira; ALVIM, Mônica Botelho. Diálogos entre a Gestalt-Terapia e a dança: corpo, expressão e sentido. Revista Ciência em Extensão, v. 10, n. 3, p. 41-55, 2014.
WULF, Rosemarie. The historical roots of Gestalt therapy theory. Gestalt Dialogue: Newsletter for the Integrative Gestalt Centre, 1996.
ZINKER, Joseph. Processo criativo em Gestalt-terapia. Summus Editorial, 2007.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Dácio Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.