A Música como Facilitadora do Processo Grupal<br>Music as a Facilitator of the Group Process
Resumo
O objetivo deste trabalho é compartilhar minha experiência, no trabalho com grupo de música, com usuários que apresentam quadros compatíveis com transtorno mental e é a partir do meu olhar como gestalt-terapeuta que tive a oportunidade de identificar benefícios que o uso da música, como recurso de socialização, pôde proporcionar no trabalho com essa clientela. Este artigo foi produzido a partir da minha atuação em um dispositivo de saúde denominado Centro de Atendimento Psicossocial - Caps, enquanto atuava como coordenadora de um grupo/oficina de música com os usuários deste serviço e foi através de um levantamento bibliográfico e de um diário de bordo que obtive elementos que me permitiram desenvolver o presente artigo. A arte aparece aqui como um recurso valioso que traz benefícios aos que fazem uso dela e surge como um auxílio ou mesmo uma alternativa à terapêutica medicamentosa. Atuando como facilitador/mediador do processo grupal e sendo este trabalho realizado com um público com sintomatologia característica de graves transtornos mentais, o gestalt-terapeuta pode se valer de importantes ferramentas como a criatividade e a presença para facilitar o encontro, permitindo o estabelecimento de um contato genuíno entre as partes que permitiu uma maior percepção das dificuldades e também das transformações vivenciadas por essas pessoas.Publicado
2019-12-20
Como Citar
Baptista, M. C. (2019). A Música como Facilitadora do Processo Grupal<br>Music as a Facilitator of the Group Process. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 16(30). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/588
Edição
Seção
Artigos produzidos a partir de monografias
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.