O incentivo à leitura e a autorregulação de um grupo de adolescentes: relato de experiência<br>The reading incentive and self-regulation of a group work with adolescents: an experience report

Autores

  • Thaís de Oliveira Vieira Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI
  • Jully Fortunato Buendgens Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI
  • Jeancarlo Visentainer Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI

Palavras-chave:

Autorregulação, Gestalt-terapia, Adolescência, Autenticidade.

Resumo

Este artigo refere-se ao relato de experiência de um projeto de extensão universitária, denominado Anjos da Leitura, que teve como objetivo estimular a leitura de uma turma de adolescentes com idade entre 12 e 13 anos, alunos do oitavo ano de uma escola pública no município de Rio do Sul – Santa Catarina. Para isso, foram realizados 15 encontros semanais com duração média de 45 minutos, com o desenvolvimento de dinâmicas e jogos a respeito do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal. Ao longo do projeto, observou-se a autorregulação dos adolescentes diante das atividades propostas, conceito que será abordado neste trabalho a partir da perspectiva gestáltica, bem como os conceitos de autenticidade e opressão. Com o fim das atividades, pode-se perceber que Inicialmente o grupo apresentava uma autorregulação cristalizada ao esperar as regras, o direcionamento e a tomada de decisão. Ao longo dos encontros, foram realizadas intervenções almejando ajustamentos criativos. Com o fim das atividades, pode-se perceber que o objetivo foi alcançado, isto foi observado pois alunos que não possuíam interesse pela leitura, expressaram ter desenvolvido isso no decorrer do projeto.

Biografia do Autor

Thaís de Oliveira Vieira, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI

Acadêmica da décima fase do curso de Psicologia no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI.

Jully Fortunato Buendgens, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI

Mestre em Educação pela UFSC e professora do curso de Psicologia do Centro Educacional para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI.

Jeancarlo Visentainer, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI

Mestre em Ciências da Linguagem pela UNISUL, professor titular e coordenador de Relações Internacionais no Centro Educacional para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAV.

Downloads

Publicado

2021-04-28

Como Citar

Vieira, T. de O., Buendgens, J. F., & Visentainer, J. (2021). O incentivo à leitura e a autorregulação de um grupo de adolescentes: relato de experiência<br>The reading incentive and self-regulation of a group work with adolescents: an experience report. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 17(33). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/579