Psicoterapia infantil: perdas, luto e ajustamentos criativos elaborados no brincar<br>Child psychotherapy: losses, mourning and creative adjustments elaborated in the play

Autores

  • Renata da Silveira Borstmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Yohanna Breunig Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Maria Luisa Wunderlich dos Santos de Macedo Universidade de Santa Cruz do Sul

Palavras-chave:

Gestalt-terapia, Psicoterapia infantil, Perdas, Luto, Ajustamentos criativos.

Resumo

Este artigo propõe-se a discutir a psicoterapia infantil na perspectiva da Gestalt-terapia, trazendo como elementos questões referentes às perdas, ao luto e aos ajustamentos criativos elaborados no brincar. Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, bem como trouxemos ilustrações de nossa prática clínica para corroborar com o que foi explicitado na teoria. Percebemos que as perdas não dizem respeito apenas à morte física, mas também à morte simbólica, a qual pode ser vivenciada de diferentes formas. Por meio dos casos exemplificados, evidenciamos que através do brincar os pacientes conseguiram elaborar ajustamentos criativos, sejam eles funcionais ou disfuncionais, como modo de lidar com a situação vivenciada.

Biografia do Autor

Renata da Silveira Borstmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Psicologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul - (2017). Mobilidade Acadêmica no Instituto Superior de Psicologia Aplicada - ISPA em Portugal. Integrante do grupo N-PISTA(s) - Núcleo de Pesquisas Instituições, Subjetivação e Trabalho em Análise(s) - PPGPSI/UFRGS.

Yohanna Breunig, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Graduada em Psicologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul - (2017). Mobilidade Acadêmica no Instituto Superior de Psicologia Aplicada - ISPA em Portugal. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação - PPGEdu/UNISC.

Maria Luisa Wunderlich dos Santos de Macedo, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul, RS (2004). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), graduação em Complementação Pedagógica Para Psicólogos pela PUC-RS(1983), tendo obtido em 2002 o Título Profissional de Especialista em Psicologia Clínica e Psicologia Escolar/Educacional pelo Conselho Regional de Psicologia do RS. Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente atua como docente na Universidade de Santa Cruz do Sul.

Downloads

Publicado

2018-11-20

Como Citar

da Silveira Borstmann, R., Breunig, Y., & Wunderlich dos Santos de Macedo, M. L. (2018). Psicoterapia infantil: perdas, luto e ajustamentos criativos elaborados no brincar<br>Child psychotherapy: losses, mourning and creative adjustments elaborated in the play. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 15(28). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/551