A Influência da família no processo de desenvolvimento infantil: Uma reflexão à luz da Gestalt-Terapia.<br>The influence of the family on the process of child development: A reflection in the light of Gestalt Therapy.

Autores

  • Letícia Vieira de Souza UVA - Universidade Veiga de Almeida - RJ.

Palavras-chave:

Gestalt-terapia, Desenvolvimento infantil, Família.

Resumo

Esta monografia tem como objetivo entender como as relações familiares podem influenciar no desenvolvimento da criança, considerando que este é o primeiro contexto do qual ela faz parte, sendo assim de grande significado para a mesma. Do ponto de vista da abordagem gestáltica a família é um sistema que influencia e é influenciado pelas partes que o compõe, sendo também uma totalidade que buscará sempre o equilíbrio. Este tema será melhor apresentado no decorrer desta monografia. A partir da pesquisa bibliográfica traçamos, então, uma discussão a respeito do desenvolvimento infantil para assim apresentarmos como a família se faz presente neste processo de acordo com a Gestalt-terapia. Muitas vezes o sintoma da criança é o revelador de entraves e dificuldades no contexto mais amplo: a família. Desta forma, acreditamos que este trabalho trará subsídios teóricos e reflexões para a prática de psicoterapeutas infantis e, também, para profissionais de outras áreas que pensam e discutem o desenvolvimento infantil.

Biografia do Autor

Letícia Vieira de Souza, UVA - Universidade Veiga de Almeida - RJ.

Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2019-10-14

Como Citar

Vieira de Souza, L. (2019). A Influência da família no processo de desenvolvimento infantil: Uma reflexão à luz da Gestalt-Terapia.<br>The influence of the family on the process of child development: A reflection in the light of Gestalt Therapy. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 15(29). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/525