Gestalt-Terapia. Estética Teatral da Compreensão e da ação.<br>Gestalt- Therapy: Theatrical aesthetics of understanding and action.

Autores

  • Clarissa Ribeiro Barreto Escola Experimental de Psicologia Psicoterapia Fenomenológico Existencial, Gest

Palavras-chave:

Gestalt-terapia, Teatro, Vivência fenomenológica.

Resumo

A vivência fenomenológica enquanto força, enquanto possibilidade em desdobramento, é vivência artística. Em Gestalt-terapia, a vivência do criar é legitimada como o aspecto mais importante do modo de ser do homem, visto que o sofrimento é tomado na clínica gestáltica como um ajustamento criativo do homem enquanto organismo a partir de uma interação com o meio que não proporciona vivência de realização e atualização de potencialidades. A vivência artística é eminentemente o modo de ser da ação, o modo de ser da vivência da possibilidade em desdobramento que é pré-reflexiva, poiética e, sobretudo, doadora de forma. O teatro enquanto instrumento terapêutico expressivo torna-se um lugar de performance. O fazer teatral enquanto coisa é atualizado a partir da sua virtude de afirmação da possibilidade, de ação e de sua criação de forma. Portanto, torna-se necessário explorar e percorrer fluxos de pensamentos acerca do teatro enquanto lugar de expressividade criativa, de afirmação de possiblidade. Pretende-se contribuir a partir da articulação entre a perspectiva da arte em Nietzsche, da Gestalt-terapia e do pensamento de Deleuze e o Teatro, como a expressividade criativa dos organismos na clínica gestáltica pode ser compreendido através do teatro como metáfora-estética a partir de um levantamento bibliográfico.

Biografia do Autor

Clarissa Ribeiro Barreto, Escola Experimental de Psicologia Psicoterapia Fenomenológico Existencial, Gest

Psicóloga Clínica, com formação em Gestalt-Terapia pela Escola Experimental de Psicologia e Psicoterapia Fenomenológico Existencial, Gestalt-Terapia e Abordagem Rogeriana. Formação em Arte Terapia e especializanda em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Ceará. Estudos Voltados para a interlocução da psicologia com a arte.

Downloads

Publicado

2019-12-27

Como Citar

Barreto, C. R. (2019). Gestalt-Terapia. Estética Teatral da Compreensão e da ação.<br>Gestalt- Therapy: Theatrical aesthetics of understanding and action. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 16(31). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/502