Os primeiros atendimentos de um psicólogo em formação: uma compreensão fenomenológico-existencial da narrativa<br>The first care of a psychologist in education: a phenomenological-existential understanding of narrative
Palavras-chave:
Auto Relato, Psicologia Existencial-Fenomenológica, Psicoterapia, NarrativaResumo
Este artigo tem como objetivo fundamentar e investigar a clínica Fenomenológico Existencial com base na narrativa. Com isto, procura-se demonstrar que este modo textual é rico em interpretações, tanto de caráter epistemológico, quanto humano, fazendo assim, uma abordagem qualitativa do fenômeno da experiência dos primeiros atendimentos na clínica psicoterápica infantil e adulta de um estudante dos últimos semestres da graduação em Psicologia. Para tanto, se utiliza o recurso do auto relato e da análise discursiva, de tal forma que o autor seja tanto pesquisador quanto pesquisado, pois tal recurso metodológico tem como fulcro de seu arcabouço teórico a compreensão fenomenológica da pessoa, ou seja, o Homem como ser-no-mundo, como um Dasein, como projeto de si, construído a partir de suas deliberações da existência. Tendo as psicologias de base fenomenológico-existenciais como principal fonte epistemológica do texto e da prática clínica que apresento em forma de narrativa, traz-se uma revisão bibliográfica de alguns grandes clássicos e suas contribuições para a clínica psicoterápica de linha humanista. Concluindo com a resposta do questionamento de base do trabalho: onde se dá o encontro entre teoria e prática na clínica psicoterapêutica? Estes seriam indissociáveis um do outro? Questões essas que são abordadas durante todo o texto, movendo-o assim, pela linha de pensamento fenomenológico existencial a medida que o relato vai se desenvolvendo e o fenômeno se mostra permissível a investigação.Publicado
2016-11-18
Como Citar
Cordeiro, J. H., & Araújo Lima, D. M. (2016). Os primeiros atendimentos de um psicólogo em formação: uma compreensão fenomenológico-existencial da narrativa<br>The first care of a psychologist in education: a phenomenological-existential understanding of narrative. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 13(24). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/489
Edição
Seção
Artigos
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.