O brincar como meio facilitador da criança sob a perspectiva da Gestalt-Terapia<br>Playing as a facilitator of the child from the perspective of Gestalt Therapy

Autores

  • Gerlena Correia Lima e Deyseane Maria Araújo Lima FACULDADE DE TECNOLOGIA INTENSIVA - FATECI

Palavras-chave:

Brincar, Gestalt-terapia, Infância.

Resumo

Este artigo apresenta o brincar como meio facilitador da expressão da criança sob a perspectiva da Gestalt-terapia, através de um estudo teórico elaborado a partir da revisão de literatura, da análise de documentos e da reflexão pessoal. Objetiva-se refletir sobre o brincar como meio facilitador da expressão da criança. Pensar o brincar é pensar o desenvolvimento da criança em sua totalidade, conforme propõe a abordagem da Gestalt-terapia. Nesse sentido, compreende-se que é na relação ininterrupta da criança com o meio que é constituído o seu desenvolvimento. Os resultados proporcionaram o repensar sobre o brincar numa perspectiva gestáltica, a partir do olhar e da história de autores que contribuíram para a psicoterapia infantil, permitindo compreendê-lo como um meio que facilita a expressão da criança. A análise do fenômeno contribuiu com o campo de conhecimentos já existentes sobre o fenômeno do brincar a partir pressupostos da Gestalt-terapia.

Biografia do Autor

Gerlena Correia Lima e Deyseane Maria Araújo Lima, FACULDADE DE TECNOLOGIA INTENSIVA - FATECI

Psicóloga. Professora de História. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Realiza atendimento Clínico Infantil no Centro de Atendimento Clinico e Educacional Maria de Nazaré Domingos - Cidade de Horizonte/Ce. Coordenadora de Políticas Sobre Drogas do município de Horizonte/CE inserida no Projeto Beija-Flor. E-mail: lennacorreia@hotmail.com

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Publicado

2015-09-14

Como Citar

Araújo Lima, G. C. L. e D. M. (2015). O brincar como meio facilitador da criança sob a perspectiva da Gestalt-Terapia<br>Playing as a facilitator of the child from the perspective of Gestalt Therapy. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 12(22). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/444