Reflexões sobre a relação terapêutica: perspectivas da gestalt-terapia e do psicodrama.<br>Reflections on the therapeutic relationship: perspectives of gestalt therapy and psychodrama.

Autores

  • Jeane Franco de Oliveira
  • Érico Douglas Vieira Universidade Federal de Goiás (Campus Jataí)

Palavras-chave:

Gestalt-Terapia, Psicodrama, Relação terapêutica, Integração em Psicoterapia.

Resumo

O movimento de integração tem como essência o desenvolvimento e a busca de maneiras alternativas de conceitualizar e conduzir a psicoterapia, com um olhar para as contribuições de outras escolas. Muitos estudos indicam que a eficácia da psicoterapia depende mais da relação terapêutica do que da abordagem do terapeuta. O objetivo deste trabalho é observar os fatores em comum e os específicos do Psicodrama e da Gestalt-terapia sobre a relação terapêutica. A Gestalt-terapia é a terapia do contato e considera que o relacional é a base sólida para a transformação do cliente.O Psicodrama propõe que o encontro entre terapeuta e cliente seja balizado pela capacidade do terapeuta em se emocionar com o drama do cliente. As duas orientações valorizam o encontro humano no processo de psicoterapia e acreditam que a relação terapêutica deva transcender uma relação meramente técnica. Os aspectos específicos de cada abordagem podem trazer construções mais elaboradas de alguns aspectos que podem faltar em cada abordagem isolada. Quando o terapeuta examina as contribuições de outras escolas, pode haver uma expansão das possibilidades de estabelecimento de uma boa relação de ajuda.

Biografia do Autor

Jeane Franco de Oliveira

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (Campus Jataí). Atualmente é psicologa clínica.

Érico Douglas Vieira, Universidade Federal de Goiás (Campus Jataí)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especialização em Psicodrama pelo Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno, Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é Doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, exercendo a Docência como Professor efetivo do curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás (Campus Jataí). Endereço Institucional: Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí. Rua Riachuelo - Centro - CEP: 75,804-020 - Jataí-GO.

Downloads

Publicado

2015-09-14

Como Citar

Franco de Oliveira, J., & Vieira, Érico D. (2015). Reflexões sobre a relação terapêutica: perspectivas da gestalt-terapia e do psicodrama.<br>Reflections on the therapeutic relationship: perspectives of gestalt therapy and psychodrama. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 12(22). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/443