Avaliação psicológica no atendimento infantil: Uma perspectiva gestáltica<br>Psychological evaluation in child care: A gestalt perspective

Autores

  • Tatiana Queiroz de Almeida Santos

Palavras-chave:

Avaliação psicológica, atendimento infantil, Gestalt-Terapia.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões que surgem a partir da experiência clínica com crianças e a construção do curso de avaliação psicológica infantil realizado no IGT- Instituto de Gestalt-Terapia e Atendimento Familiar. Discutimos sobre o fato de ainda nos remetermos aos testes, ao pensarmos em avaliação psicológica. Pensamos sobre o conceito de avaliação psicológica, diferenciando-o do conceito de psicodiagnóstico. Procuramos compreender em que sentido a avaliação psicológica inicial infantil se diferencia da psicoterapia. Apresentamos uma breve consideração sobre a concepção de homem para a Gestalt-Terapia, ilustrando nossa proposta prática de avaliação psicológica infantil a partir de um caso clínico. Por fim, consideramos nossa proposta como mais uma possibilidade dentre outras existentes, onde os testes são um dos recursos possíveis, que se justifica por contribuir para o manejo clínico do profissional, e por contribuir em alguns casos, para o diálogo com os pais, escola e outros profissionais.

Biografia do Autor

Tatiana Queiroz de Almeida Santos

Psicóloga graduada pela UVA. Pós-graduada em psicologia clínica – Gestalt-Terapia com ênfase no atendimento de casais e famílias/IGT. Cursos em atendimento infantil na abordagem gestáltica/IGT e Dialógico. Cursos em Psicodiagnóstico com enfoque fenomenológico. Coordenadora do curso de Avaliação Psicológica Infantil em uma Perspectiva Gestáltica. Co-responsável pelo Espaço Crescer Gestalt-Terapia. Realiza atendimentos a adultos, crianças, adolescentes, casais/famílias e grupos. Supervisora Clínica.

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Publicado

2015-09-14

Como Citar

Queiroz de Almeida Santos, T. (2015). Avaliação psicológica no atendimento infantil: Uma perspectiva gestáltica<br>Psychological evaluation in child care: A gestalt perspective. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 12(22). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/442