Gestalt-terapia e orientação profissional: um relato de experiência<br>Gestalt-therapy and career counseling: an experience report
Palavras-chave:
Métodos gestálticos, Orientação Profissional, EscolhasResumo
A adolescência é uma fase marcada por mudanças, entre elas a transição da infância para o mundo adulto. O marco desta passagem é o momento da escolha profissional, que pode ser vivido com muita ansiedade. Voltada para esta demanda, tradicionalmente, a Psicologia interveio através da psicometria. Entretanto, reflexões a cerca desta forma de trabalho levaram à crítica deste modelo, que implicava na ideia do homem certo no lugar, e à proposição de um novo método, a Orientação Profissional na perspectiva clínica. Esta tem como foco o sujeito, responsabilizando-o e propiciando autoconhecimento para que seja uma escolha consciente e não apenas adaptativa. Estes objetivos vão ao encontro da visão de homem da Gestalt-terapia e alinham-se aos seus pressupostos e técnicas. Com o objetivo de demonstrar esse alinhamento, o presente trabalho tratou de um relato de experiência de um grupo de Orientação Profissional com 15 adolescentes. O trabalho mostrou como os princípios gestálticos de contato, awareness, autorregulação, existencialismo e os métodos gestálticos como a dialógica, a fenomenologia e os experimentos podem ser empregados no processo de Orientação Profissional.Publicado
2014-12-24
Como Citar
Menezes, K. J. de, Ovelar, S. O. de A., & Oliveira, E. D. F. de. (2014). Gestalt-terapia e orientação profissional: um relato de experiência<br>Gestalt-therapy and career counseling: an experience report. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 11(21). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/435
Edição
Seção
Artigos
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