Gestalt-terapia e orientação profissional: um relato de experiência<br>Gestalt-therapy and career counseling: an experience report
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15048404Palavras-chave:
Métodos gestálticos, Orientação Profissional, EscolhasResumo
A adolescência é uma fase marcada por mudanças, entre elas a transição da infância para o mundo adulto. O marco desta passagem é o momento da escolha profissional, que pode ser vivido com muita ansiedade. Voltada para esta demanda, tradicionalmente, a Psicologia interveio através da psicometria. Entretanto, reflexões a cerca desta forma de trabalho levaram à crítica deste modelo, que implicava na ideia do homem certo no lugar, e à proposição de um novo método, a Orientação Profissional na perspectiva clínica. Esta tem como foco o sujeito, responsabilizando-o e propiciando autoconhecimento para que seja uma escolha consciente e não apenas adaptativa. Estes objetivos vão ao encontro da visão de homem da Gestalt-terapia e alinham-se aos seus pressupostos e técnicas. Com o objetivo de demonstrar esse alinhamento, o presente trabalho tratou de um relato de experiência de um grupo de Orientação Profissional com 15 adolescentes. O trabalho mostrou como os princípios gestálticos de contato, awareness, autorregulação, existencialismo e os métodos gestálticos como a dialógica, a fenomenologia e os experimentos podem ser empregados no processo de Orientação Profissional.Publicado
2014-12-24
Como Citar
Menezes, K. J. de, Ovelar, S. O. de A., & Oliveira, E. D. F. de. (2014). Gestalt-terapia e orientação profissional: um relato de experiência<br>Gestalt-therapy and career counseling: an experience report. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 11(21). https://doi.org/10.5281/zenodo.15048404
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2014 Karina Junqueira de Menezes, Silvia Oliveira de Alencar Ovelar, Evelyn Denisse Felix de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.