A Presença, a relação, o afeto e o afetar: no limite entre o respeito e a omissão.<br>The Presence, the relationship, the affection and the affect: the boundary between respect and the omission.

Autores

  • Marcelo Pinheiro da Silva UERJ -Universidade do Estado do Rio de Janeiro / IGT - Instituto de Gestalt Tera

Palavras-chave:

Gestalt-Terapia, Grupo, Sonho, Afeto, Afetar, Ator-Rede

Resumo

Nesse artigo faço o relato de um trabalho de grupo realizado com uma turma de especialização em psicologia clínica. Esta atividade teve como tema o trabalho com sonhos desenvolvido em grupo dentro de um referencial gestáltico. Discuto nuances deste trabalho, apontando o sentido das intervenções realizadas. Focalizo em especial aspectos ligados ao afeto e ao afetar nesta dinâmica. Utilizo a colaboração da autora Vinciane Despret para auxiliar nesta discussão.

Biografia do Autor

Marcelo Pinheiro da Silva, UERJ -Universidade do Estado do Rio de Janeiro / IGT - Instituto de Gestalt Tera

Psicólogo Marcelo Pinheiro CRP nº 05/16.499 Gestalt-terapeuta, especialista em psicologia clínica pelo CRP, especialista em psicologia organizacional pelo CRP, especialista em atendimento de casal e família na abordagem sistêmica (I.T.F.- RJ), Professor substituto de Psicologia da UERJ, Mestrando em Psicologia Social (UERJ), coordenador do curso Especialização em Psicologia Clínica - Gestalt-Terapia (Indivíduo, Grupo e Família), editor chefe da Revista Virtual IGT na Rede, coordenador do Centro de Documentação da Gestalt-Terapia Brasileira e sócio-fundador do IGT e Presidente do XIV Congresso Internacional de Gestalt-Terapia Rio 2015.

Downloads

Publicado

2014-12-24

Como Citar

Pinheiro da Silva, M. (2014). A Presença, a relação, o afeto e o afetar: no limite entre o respeito e a omissão.<br>The Presence, the relationship, the affection and the affect: the boundary between respect and the omission. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 11(21). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/422