Produzir para consumir e existências zumbis : descansando em paz aqui, agora e a aposta no que virá para virar<br>Produce and to consume stocks zombies : contemporary criticisms and reflections on a political project founded on understanding Paul Goodman on the here, now and what will come.

Autores

  • Marcelo Silva de Souza Ribeiro UNIVASF

Palavras-chave:

Gestalt-Terapia, Política, Contemporaneidade, Estética Zumbi

Resumo

Compreendendo a Abordagem Gestáltica a partir de uma dimensão política e antropológica, o artigo tem como objetivo refletir sobre uma das marcas da contemporaneidade, que é o processo neurótico “produzir para consumir” e sua consequente elaboração de subjetividades “zumbis”. Partindo de uma proposta bibliográfica, assume-se o legado de Goodman, sobretudo sua compreensão política da Gestalt e sua crítica à contemporaneidade. Como caminho de análise e discussão são tomadas as ideias base de Erik Hobsbawm (1995), Zygmmunt Bauman (1997, 2001, 2004 e 2005) e Slavoj Zizek (2012): onde avançamos na capacidade de destruição e morte, apesar dos anúncios de uma vida mais abençoada; onde vivemos em mundo líquido, em que a superficialidade e a descartabilidade de tudo impregna nosso modo de viver e nos constitui nessa liquidez; e onde vivemos o luto por causa da crise ecológica, das consequências da revolução biogenética, dos desequilíbrios do próprio sistema e do crescimento explosivo via as divisões e exclusões sociais. Conclui-se que a humanidade vive um colapso em termos de sistema, mas que há ainda possibilidade de superação à medida que o humano reconheça, encare e assuma o aqui e agora, mas sem perder de vista que sempre há o que virá/virar.

Biografia do Autor

Marcelo Silva de Souza Ribeiro, UNIVASF

Prof. do Colegiado de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Graduado em Psicologia. Especialista em Educação Especial (UFAL) e Educação a Distância (SENAC - AL). Mestre em Educação (UQAC/UNEB) e Doutor em Educação (UQAC - CA) .

Downloads

Publicado

2014-12-24

Como Citar

Silva de Souza Ribeiro, M. (2014). Produzir para consumir e existências zumbis : descansando em paz aqui, agora e a aposta no que virá para virar<br>Produce and to consume stocks zombies : contemporary criticisms and reflections on a political project founded on understanding Paul Goodman on the here, now and what will come. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 11(21). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/421