Estado de exceção na critica agambeniana: uma leitura do sofrimento e possível intervenção à luz da gestalt-terapia<br>State of exception under the agambenian review: a reading of the soffering and a possible intervention in the light of Gestalt-therapy.

Autores

  • Fabrício Siqueira Basso Setting Centro de Psicologia Clínica- Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

estado de exceção, poder soberano, Gestalt-terapia, sofrimento, intervenção inclusiva

Resumo

O advento do Estado democrático de direito teve por finalidade abolir a vontade soberana das formas de governo dantes existentes. Entretanto, o que se vê é que a vontade soberana permaneceu no Estado de direito de maneira oculta e disponível, sempre que preciso, para ser utilizada como técnica biopolítica a grupos ditos perigosos ante o sistema. É diante da denúncia deste malogro que Agamben nos mostra, através do artifício jurídico do “estado de exceção”, a maneira pela qual o soberano ainda permanece na constituição dos Estados modernos. Faz-se necessário, portanto, haver estudos e pesquisas visando desmascarar as diversas metamorfoses da vontade soberana que ainda permanece (e sempre esteve) na constituição do direito ocidental. Seguindo esta orientação, busco na Gestalt-terapia (uma abordagem psicoterapêutica) desenvolver uma leitura do sofrimento destes, que se encontram como vítimas do totalitarismo soberano, bem como divulgar sua proposta de intervenção inclusiva.

Biografia do Autor

Fabrício Siqueira Basso, Setting Centro de Psicologia Clínica- Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2010); Especialização em Sociologia pela Universidade Gama Filho (2013); Especialização em Psicologia Clínica pelo Instituto Muller-Granzotto de Psicologia Clínica Gestáltica (2013).

Downloads

Publicado

2014-09-18

Como Citar

Siqueira Basso, F. (2014). Estado de exceção na critica agambeniana: uma leitura do sofrimento e possível intervenção à luz da gestalt-terapia<br>State of exception under the agambenian review: a reading of the soffering and a possible intervention in the light of Gestalt-therapy. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 11(20). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/410