Identidade, sexualidade e contemporaneidade.
Palavras-chave:
identidade, sexualidade, contemporaneidade.Resumo
"Sem dúvida, é preciso reconhecer que o pudor, o desejo, o amor em geral têm uma significação metafísica, quer dizer, que eles são incompreensíveis se tratamos o homem como uma máquina governada por leis naturais, ou mesmo um "feixe de instintos", e que eles concernem ao homem enquanto consciência e enquanto liberdade" (Merleau-Ponty) . Vivemos numa sociedade que enquadra o homem em escaninhos, em padrões de comportamentos, submetendo-o a valores sociais, morais e religiosos para defini-lo genericamente, facilitando o surgimento de um viver neurótico. Antes de sermos homem ou mulher, somos seres humanos e, como tal, temos sede de liberdade e sede de pertencer. Existimos sob esses dois aspectos ao mesmo tempo de uma forma inextricável: somos no mundo e somos do mundo. Para ser um corpo sexuado, precisamos, antes, ser um SER. Toda atitude humana precisa e tem um sentido próprio que constrói a identidade de quem a vive e necessita de um discurso pessoal que expresse, através de seus atos e palavras, seus sentimentos e significados mais profundos, capaz de tecer e construir seu próprio discurso afetivo, seu próprio ideal de encontro amoroso entre diferentes seres que somos.Publicado
2005-08-05
Como Citar
de Assis, I. (2005). Identidade, sexualidade e contemporaneidade. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 2(3). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/41
Edição
Seção
Artigos
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.