A institucionalização da beleza no universo feminino.
Palavras-chave:
beleza, meios de comunicação, realização pessoal, auto-estima, padrões utópicos.Resumo
O presente trabalho apresenta reflexões sobre a insatisfação na auto-imagem feminina. A beleza antes atributo natural, hoje é produto de consumo manipulado. O efeito colateral é a extirpação da auto-estima e da possibilidade de valorização das singularidades. Ter um corpo é ter uma identidade e alterá-lo é uma possibilidade de ser menos dona de si. Permanentes queixas de inadequação e insatisfação se presentificam nos dias de hoje. Como tais queixas, a busca pela beleza - impositiva e padronizada - também é constante. A maioria percebe o corpo como um obstáculo, usando academias, constantes dietas ou mesmo cosméticos e operações plásticas, o que mostra a imperfeição e simboliza o feminino como fragilidade. Não é intenção desse trabalho, porém, criticar a busca pela melhora da auto-imagem nem o valor da importância estética para o bem estar, ou seja, não é este um manual contra a beleza. O objetivo maior é fazer uma reflexão sobre essa busca por corpos perfeitos e belezas fechadas. Uma tentativa de estabelecer algum ponto de discussão sobre a questão do consumo corporal como cartão de visita e como um meio de aceitação nacional.Publicado
2006-08-29
Como Citar
Veiga, A. P. (2006). A institucionalização da beleza no universo feminino. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 3(5). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/4
Edição
Seção
Artigos
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.