Quando brincar é viver criativamente: o encontro da abordagem gestáltica com a winnicottiana<br>When playing is living creatively: the meeting between gestalt-therapy and winnicott
Palavras-chave:
Psicologia da Saúde, Psicologia Hospitalar, Gestalt-terapia com criançasResumo
O trabalho visa refletir acerca da importância do brincar para a promoção de saúde, visto ser um tema pouco abordado na Gestalt-Terapia com crianças, apesar de ser muito utilizado no contexto psicoterapêutico. Propõe-se a articulação entre os conceitos winnicottianos de “brincar” e “viver criativo” com os pressupostos gestálticos de “auto-regulação organísmica” e “ajustamento criativo”, buscando-se evidenciar que o brincar também pode ser visto como uma forma primária de estabelecer contato, atravessado por um modo particular de ser-e-estar-no-mundo, favorecendo a manutenção de sua saúde. Ao utilizar exemplos de casos previamente publicados de crianças atendidas por um programa de atenção integral à criança hospitalizada – pertencente a um hospital público do Rio de Janeiro - pretende-se mostrar que o brincar por si só deve ser valorizado no processo terapêutico, indo além do paradigma atual, o qual o privilegia primordialmente enquanto forma de expressão e comunicação da criança.Publicado
2014-01-09
Como Citar
Miranda Santos de Paula Carneiro, V., & Pinheiro, M. (2014). Quando brincar é viver criativamente: o encontro da abordagem gestáltica com a winnicottiana<br>When playing is living creatively: the meeting between gestalt-therapy and winnicott. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 10(19). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/379
Edição
Seção
Artigos
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