Dislexia e disortografia: a importância do diagnóstico.

Autores

  • Vania Pavão

Palavras-chave:

dislexia, disortografia, desenvolvimento da linguagem.

Resumo

A dislexia é um transtorno de origem neurológica que dificulta a aquisição da leitura, e conseqüentemente da escrita, trazendo prejuízos para o desempenho escolar, social, profissional e afetivo do sujeito disléxico. Acomete cerca de 10% da população (Shaywitz, 1998; apud Santos & Navas, 2002), mas quando identificada e tratada desde cedo, é possível dar condições ao disléxico de criar estratégias para lidar com esta dificuldade, superando alguns obstáculos e minimizando suas conseqüências. Neste sentido, o objetivo deste texto é discorrer brevemente sobre alguns aspectos da aprendizagem de leitura e escrita para que profissionais de diferentes áreas que trabalhem com crianças, seja na educação infantil ou no ensino fundamental, ou mesmo com adultos, possam estar alertas para possíveis sinais de dificuldade e sabendo orientar este sujeito adequadamente.

Biografia do Autor

Vania Pavão

No meu percurso profissional, sempre estive envolvida com o processo ensino-aprendizagem de alguma forma. Fiz o curso de formação de professores no 2º grau, e, em seguida a graduação em Fonoaudiologia. Dentro deste campo, o tema da Linguagem sempre foi minha paixão, incluindo aí a aprendizagem de fala, leitura e escrita. Fui professora do Curso de Graduação em Psicomotricidade no IBMR, realizei um Mestrado em Psicologia Social na UERJ e, em seguida, ingressei na UFRJ, como professora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia. Atualmente, atuo na clínica com transtornos da linguagem e, desde 2003, faço parte da diretoria da AND-Associação Nacional de Dislexia.

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Publicado

2005-08-05

Como Citar

Pavão, V. (2005). Dislexia e disortografia: a importância do diagnóstico. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 2(3). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/37

Edição

Seção

Artigos