Dislexia e disortografia: a importância do diagnóstico.
Palavras-chave:
dislexia, disortografia, desenvolvimento da linguagem.Resumo
A dislexia é um transtorno de origem neurológica que dificulta a aquisição da leitura, e conseqüentemente da escrita, trazendo prejuízos para o desempenho escolar, social, profissional e afetivo do sujeito disléxico. Acomete cerca de 10% da população (Shaywitz, 1998; apud Santos & Navas, 2002), mas quando identificada e tratada desde cedo, é possível dar condições ao disléxico de criar estratégias para lidar com esta dificuldade, superando alguns obstáculos e minimizando suas conseqüências. Neste sentido, o objetivo deste texto é discorrer brevemente sobre alguns aspectos da aprendizagem de leitura e escrita para que profissionais de diferentes áreas que trabalhem com crianças, seja na educação infantil ou no ensino fundamental, ou mesmo com adultos, possam estar alertas para possíveis sinais de dificuldade e sabendo orientar este sujeito adequadamente.Publicado
2005-08-05
Como Citar
Pavão, V. (2005). Dislexia e disortografia: a importância do diagnóstico. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 2(3). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/37
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Seção
Artigos
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