A experiência de contato de graduandos em Psicologia e o uso da Internet.<br>Contact experience according to Psychology students and the use of Internet.

Autores

  • Maria Amélia Güllnitz Zampronha PUCSP

Palavras-chave:

Experiência

Resumo

Apresenta-se aqui uma leitura gestáltica e um relato de pesquisa – da dissertação intitulada “A experiência de relação com o outro de alunos de graduação em Psicologia e o uso da Internet” (Zampronha, 2012). Embora o referencial teórico para a fundamentação da citada pesquisa seja a teoria crítica da sociedade, acredita-se que é possível uma leitura dos resultados obtidos a partir do referencial da Gestalt-terapia e que tal leitura pode contribuir para a reflexão acerca da formação do psicólogo bem como de sua atuação profissional. Esta reflexão é possível, pois a pesquisa incide, principalmente, sobre a experiência espontânea dos sujeitos, considerando suas relações consigo próprio, com o outro e sua inserção na sociedade, que são elementos essenciais do contato e da awareness. O objetivo da dissertação é verificar a relação entre esta experiência e o uso da Internet considerando três aspectos, definidos como categorias de análise: preconceito, racionalidade tecnológica e narcisismo. Já que o objeto de estudo da Psicologia é o indivíduo, considerado em suas relações com a sociedade, espera-se que o psicólogo seja capaz de perceber-se e diferenciar-se dos outros indivíduos, de percebê-los e diferenciá-los entre si e de refletir criticamente acerca dos contextos social, econômico, cultural e político. O método compreende a aplicação de um Questionário de hábitos de uso de Internet e de uma escala Likert, denominada escala de Experiência com o outro (escala E), e o tratamento estatístico dos resultados obtidos. A escala E é dividida em três subescalas – de preconceito, de racionalidade tecnológica e de narcisismo – e avalia as atitudes dos sujeitos em relação às três categorias de análise, compreendendo que elas podem permear e interferir na experiência com o outro e na experiência de autoconsciência. Um alto escore na escala E indica prejuízo da experiência espontânea. Os sujeitos são 72 alunos do curso de graduação em Psicologia, de uma faculdade privada da cidade de São Paulo. As hipóteses prevêem: forte correlação entre o uso da Internet e as atitudes expressas na relação com o outro; uso mais relacionado à comunicação e à solução de problemas imediatos que à informação; e que quanto maior esse tipo de uso, maior a pontuação na escala E. Verificou-se que a amostra tende a expressar maiores graus de preconceito e adesão à racionalidade tecnológica e menor grau de narcisismo e que há correlação entre o modo como os sujeitos utilizam a Internet e a expressão dessas três categorias.

Biografia do Autor

Maria Amélia Güllnitz Zampronha, PUCSP

Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003), especialista em Administração de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007), cursou formação em Gestalt-terpia no Instituto Gestalt de São Paulo (2010), é Mestre e Doutoranda no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Atua principalmente nos seguintes temas: psicoterapia, formação em Psicologia e teoria crítica.

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Publicado

2014-02-07

Como Citar

Zampronha, M. A. G. (2014). A experiência de contato de graduandos em Psicologia e o uso da Internet.<br>Contact experience according to Psychology students and the use of Internet. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 10(19). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/368