Atendimento ao Cidadão-Trabalhador em uma Instituição de Ciência e Tecnologia em Saúde: o desafio da gestão do trabalho de Ouvidoria Interna

Autores

  • Mara Dias Pereira Fiocruz

Palavras-chave:

Ombudsman /Ouvidoria (Interna e Externa), gestão do trabalho, democracia e processo participativo, configuração organizacional, inovação.

Resumo

O presente estudo analisa do ponto de vista da gestão do trabalho, as demandas dos profissionais de uma Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&I/S), que chegam às suas diferentes instâncias estruturais, e propõe um modelo de gestão, com as principais estratégias, para a criação de uma Ouvidoria Interna que complemente o formato democrático e participativo gerencial assumido, e se consolide em seu papel como facilitadora da articulação e integração entre as instâncias estruturais, visando à melhoria do bem-estar no ambiente de trabalho e dos níveis de satisfação do cidadão-trabalhador em uma instituição de CT&I/S. Entendendo-se que este Canal não só é uma qualificação do modelo de gestão adotado, mas, principalmente, é indutor e harmonizador de inovações, no contexto dinâmico da ciência e do desenvolvimento tecnológico em saúde e, conseqüente, contribuição para o Sistema Nacional de CT&I/S.

Biografia do Autor

Mara Dias Pereira, Fiocruz

Mestre em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz. Pós-graduada em: Gestão de C&T em Saúde/Fiocruz; Gestão pela Qualidade Total-UNESA; Intensivo de Pós-Graduação em Administração Pública - CIPAD/FGV e Aprofundamento em Recursos Humanos/PUC. Graduação em: psicóloga e administradora. Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde/Fiocruz – Rio de Janeiro – RJ - Brasil.

Downloads

Publicado

2013-08-09

Como Citar

Pereira, M. D. (2013). Atendimento ao Cidadão-Trabalhador em uma Instituição de Ciência e Tecnologia em Saúde: o desafio da gestão do trabalho de Ouvidoria Interna. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 10(18). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/351