Gestalt-terapia e Cuidado em Saúde Mental: um diálogo possível e necessário<br><br>Gestalt therapy and mental health care: A dialogue possible and necessary.
Palavras-chave:
(Gestalt-terapia, Saúde Mental, Humanização do cuidado, Atenção Psicossocial.)Resumo
O artigo vem expor conceitos pertinentes à Gestalt-terapia, priorizando sua concepção de homem e mundo, o processo dialético saúde/doença e refletindo de que modo seu viés humanista pode contribuir com as práticas de cuidado em saúde mental. Partindo de uma epistemologia, apresentamos as ideias centrais dessa abordagem, traçando um panorama histórico a partir dos pensamentos que a embasaram, e contemplando possíveis contribuições dessa teoria às práxis de cuidado nos novos dispositivos de atenção psicossocial. Para tanto, levamos em consideração o novo enfoque dado pela Reforma Psiquiátrica ao paradigma da saúde mental e as novas modalidades de cuidado preconizadas por ela. A metodologia utilizada é de enfoque qualitativo, realizada através de pesquisa bibliográfica na literatura de base da Gestalt-terapia e produção teórica na área da saúde mental. Os resultados indicam que o diálogo entre Gestalt-terapia e cuidado em saúde mental, além de possível é necessário, visto essa abordagem trazer as noções de singularidade, liberdade e responsabilidade para a relação homem/mundo, ideias também preconizadas no novo paradigma de cuidado em saúde mental.Publicado
2012-12-31
Como Citar
Bessa Silva, P. (2012). Gestalt-terapia e Cuidado em Saúde Mental: um diálogo possível e necessário<br><br>Gestalt therapy and mental health care: A dialogue possible and necessary. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 9(17). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/336
Edição
Seção
Artigos
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.