A era da técnica e a catástrofe ecológica sob a perspectiva de Martin Heidegger<br><br>The technical era and ecological catastrophe under Martin Heidegger´s perspective

Autores

  • Elizabeth da Costa Ribeiro Universidade Gama Filho
  • José Antônio de Carvalho e Silva

Palavras-chave:

técnica moderna - catástrofe ecológica – Heidegger

Resumo

RESUMO O trabalho apresentado aborda o problema constituído pela catástrofe ecológica que a ameaça a Terra e a sobrevivência do homem, no contexto de um desvelar próprio da técnica moderna que vê a natureza como reserva disponível. A despeito da crescente conscientização pela comunidade das nações para a gravidade do problema, todos os esforços envidados até o momento para lidar com a situação têm sido de cunho eminentemente tecnológico. A partir da visão do filósofo alemão Martin Heidegger busca-se neste estudo identificar alternativas para lidar-se com a questão, em uma ruptura com o paradigma imposto à civilização ocidental desde Platão. O trabalho fundamentou-se essencialmente em pesquisa bibliográfica, com a utilização de textos deste filósofo, de alguns de seus comentadores, e outros textos produzidos por autores os quais discutem a temática da modernidade e da questão ambiental. Palavras chave: técnica moderna - catástrofe ecológica – Heidegger

Biografia do Autor

Elizabeth da Costa Ribeiro, Universidade Gama Filho

Psicóloga, Gestalt-terapeuta, Mestre em Filosofia, Especialista em Psicologia Clínica, Professora da Universidade Gama Filho

José Antônio de Carvalho e Silva

Psicólogo, Psicoterapeuta Existencial, Especialista em Psicologia Clínica, Mestre em Engenharia Industrial, atuou como executivo em empresas de grande porte

Downloads

Publicado

2012-07-22

Como Citar

Ribeiro, E. da C., & e Silva, J. A. de C. (2012). A era da técnica e a catástrofe ecológica sob a perspectiva de Martin Heidegger<br><br>The technical era and ecological catastrophe under Martin Heidegger´s perspective. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 9(16). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/329