Atitude fenomenológica e atitude psicoterápica<br><br>Phenomenological attitude and psychoterapy
Palavras-chave:
Fenomenologia, Psicologia Clínica, Entrevista de Explicitação, Atitude psicoterápica, CotidianoResumo
Este trabalho tem como objetivo investigar a atitude psicoterápica. Baseia-se em estudo realizado utilizando-se a metodologia de Pierre Vermersch de entrevistas de explicitação. As entrevistas foram realizadas com psicólogos clínicos de diferentes linhas teóricas, e em suas análises pode-se observar características interessantes da atenção clínica, que foram diferenciadas da atenção cotidiana pelos entrevistados. Dentre tais características, destaca-se a presença de uma atitude mais contemplativa, de espera, em oposição a uma ansiedade investigativa mais intervencionista. Há também um olhar mais ampliado, mais voltado para o contexto relacional do que para seus elementos particulares e, principalmente, uma atenção mais direcionada para a experiência dos clientes do que para a suposta objetividade do conteúdo narrado. Tais características evidenciadas no estudo reforçam a aproximação entre a “atitude psicoterápica” e a “atitude fenomenológica”, descrita por Edmund Husserl.Publicado
2010-12-28
Como Citar
Souza, L. R. de A., Leal, I. F. de A., & Sá, R. N. (2010). Atitude fenomenológica e atitude psicoterápica<br><br>Phenomenological attitude and psychoterapy. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 7(13). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/267
Edição
Seção
Artigos
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.