Atitude fenomenológica e atitude psicoterápica<br><br>Phenomenological attitude and psychoterapy

Autores

  • Letícia Reis de Andrade Souza Universidade Federal Fluminense
  • Ihana Ferreira de Almeida Leal Universidade Federal Fluminense
  • Roberto Novaes Sá Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Fenomenologia, Psicologia Clínica, Entrevista de Explicitação, Atitude psicoterápica, Cotidiano

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a atitude psicoterápica. Baseia-se em estudo realizado utilizando-se a metodologia de Pierre Vermersch de entrevistas de explicitação. As entrevistas foram realizadas com psicólogos clínicos de diferentes linhas teóricas, e em suas análises pode-se observar características interessantes da atenção clínica, que foram diferenciadas da atenção cotidiana pelos entrevistados. Dentre tais características, destaca-se a presença de uma atitude mais contemplativa, de espera, em oposição a uma ansiedade investigativa mais intervencionista. Há também um olhar mais ampliado, mais voltado para o contexto relacional do que para seus elementos particulares e, principalmente, uma atenção mais direcionada para a experiência dos clientes do que para a suposta objetividade do conteúdo narrado. Tais características evidenciadas no estudo reforçam a aproximação entre a “atitude psicoterápica” e a “atitude fenomenológica”, descrita por Edmund Husserl.

Biografia do Autor

Letícia Reis de Andrade Souza, Universidade Federal Fluminense

Estudante de Psicologia da UFF, com estágio e iniciação científica (FAPERJ) em clínica na abordagem fenomenológico-existencial. Em especialização em Gestalt-Terapia pelo Instituto Carioca de Gestalt-Terapia.

Ihana Ferreira de Almeida Leal, Universidade Federal Fluminense

Psicóloga graduada pela Universidade Federal Fluminense em 12/2009, completando Iniciação Científica (PIBIC) na abordagem fenomenológico-existencial.

Roberto Novaes Sá, Universidade Federal Fluminense

Professor Doutor da Graduação e Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal Fluminense. Dirige o grupo de pesquisa 'Filosofia e Psicologia Clínica'.

Downloads

Publicado

2010-12-28

Como Citar

Souza, L. R. de A., Leal, I. F. de A., & Sá, R. N. (2010). Atitude fenomenológica e atitude psicoterápica<br><br>Phenomenological attitude and psychoterapy. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 7(13). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/267