A clínica da síndrome do pânico.
Palavras-chave:
gestalt-terapia, síndrome do pânico, psicoterapia.Resumo
Neste artigo busco transmitir um pouco do que aprendi, em cerca de quinze anos de prática clínica, com pessoas que vivenciavam a síndrome do pânico. Durante estágio no Hospital Universitário, já em 1988, vários professores ainda não tinham idéia de a que se referia tal conceito. As pessoas chegavam ao consultório com claros sintomas dessa síndrome, sem saber o que estavam vivendo, procurando um nome para essa vivência. Acredito haver relação entre o aumento de incidência deste distúrbio e as características do nosso momento sócio-economico-cultural, envolto em muito estresse e insegurança, isto é, muito medo, especialmente para quem vive nas grandes cidades. A dificuldade de lidar com o medo aparece como uma das expressões da fragilidade individual.Publicado
2004-08-05
Como Citar
Pinheiro, M. (2004). A clínica da síndrome do pânico. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 1(1). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/20
Edição
Seção
Artigos
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.