Presença psicoterapêutica: da fenomenologia-existencial à Gestalt-terapia contemporânea Psychotherapeutic presence: from existential-phenomenology to contemporary Gestalt therapy
Palavras-chave:
Gestalt-terapiaResumo
Este trabalho visa apresentar uma revisão teórica sumária, baseada em pesquisa de material bibliográfico, sobre conceitos e modos de utilização da presença psicoterapêutica na Gestalt-terapia e discutir as implicações dos achados teóricos na prática clínica. Pretende mostrar como este construto é consubstanciado por antecedentes filosóficos e teorias basilares da Gestalt-terapia original. Explora a problemática da presença e da presença psicoterapêutica na língua portuguesa; na filosofia que orienta a Gestalt-terapia - a Fenomenologia-existencial; nas suas teorias de base – Psicologia da Gestalt, Teoria de Campo e Teoria Organísmica; na obra de Perls, Hefferline e Goodman; na bibliografia gestaltista especializada publicada em Português. Não se presta constituir uma tipologia para os gestalt-terapeutas. Objetiva contextualizar a compreensão do fenômeno da presença psicoterapêutica e analisar a aplicação dessas reflexões na prática clínica da Gestalt-terapia contemporânea.Downloads
Publicado
2024-06-26
Como Citar
Tardin, S. (2024). Presença psicoterapêutica: da fenomenologia-existencial à Gestalt-terapia contemporânea Psychotherapeutic presence: from existential-phenomenology to contemporary Gestalt therapy. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 21(40). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/188
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Sabrina Tardin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.