Biofeedback e Gestalt-Terapia.<br><br>Biofeedback and Gestalt-Therapy.
Palavras-chave:
Gestalt-terapia, biofeedback, novos saberes.Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar as possibilidades de inserção do bioffedback na prática clínica da Gestalt, de maneira coerente com as bases teóricas desta abordagem. O estudo se deu de forma a estruturar uma visão geral sobre o biofeedback, trazendo sua definição, uma contextualização histórica, apontando as modalidades de biofeedback existentes atualmente e descrevendo seu funcionamento prático. A partir daí, o biofeedback foi analisado a partir da ótica dos referenciais epstemologicos da Gestalt-terapia. Este trabalho, mais do que responder perguntas, visa levantar questões, despertar a curiosidade nesta aproximação de algo que parece de início bastante controverso e distante dos preceitos gestalticos, mas revela facetas inovadoras acerca da forma como traz informações para o campo de interesse do gestalt-terapeuta, na medida que se apresenta como uma ferramenta capaz de ampliar a maneira como o homem é capaz de ter acesso ao seu funcionamento global. Ao final do estudo destaca-se o caráter controverso do tema estudado frente às crenças da gestalt-terapia e a importância de estar em constante discussão com outras áreas de conhecimento, mantendo a reflexão crítica sobre novos saberes. ABSTRACT This paper aims to analyze the possibilities of insertion of bioffedback in the clinic of the Gestalt-therapy, in a coherent way with the theoretical bases of this boarding. The study structuralize a general view of the biofeedback, presents its definition, a historical context, the modalities of biofeedback and describes its practical functioning. Then, biofeedback is analyzed from the view of the Gestalt-therapy. This work, more than answer questions, aims to raise questions, to awake the curiosity in this approach of this subject that seems to be so controversial and distant of the gestaltic beliefs, but discloses innovative possibilities concerning the form as it brings information for the field of interest of the gestalt-therapist, as it presents a tool as is capable to extend the way as the man is capable of appropriate himself of the way as he functions. And least, the study point the controversial face of this subject and the importance of keeping the critical reflection about new knowings. Keywords: Gestalt-Therapy, Biofeedback, New Knowings.Publicado
2008-03-24
Como Citar
Araujo, E. (2008). Biofeedback e Gestalt-Terapia.<br><br>Biofeedback and Gestalt-Therapy. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 5(8). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/162
Edição
Seção
Artigos produzidos a partir de monografias
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.