A primeira entrevista em psicoterapia.<br><br>The first interview in psychotherapy.

Auteurs-es

  • Márcia C. Estarque Pinheiro IGT - Instituto de Gestalt Terapia e Atendimento Familiar

Mots-clés :

primeira entrevista, psicoterapia, silêncio, valor, sessão, objetivo, gestal-terapia, rapport.

Résumé

O objetivo deste artigo é ressaltar alguns itens, entre tantos outros, sobre a primeira entrevista do processo psicoterapêutico, despertando a curiosidade do terapeuta e facilitando a discussão em relação a este momento especial do processo terapêutico e suas influências. Serão comentados temas como, por exemplo: a importância dessa etapa do processo terapêutico, a postura e a preparação do terapeuta, além de itens relacionados ao desenvolvimento da primeira entrevista propriamente dita, como sua duração, cuidados com a linguagem neste primeiro contato, alguns pontos da história do cliente que podem ser explorados neste momento, o estabelecimento do valor a ser cobrado por essa entrevista e aspectos relevantes do estabelecimento do contrato terapêutico. É importante ressaltar que com este artigo não se tem nenhuma pretensão de propor um modelo único, rígido para o desenvolvimento da primeira entrevista em psicoterapia, pois cada encontro com um cliente é único e possui suas particularidades.

Biographie de l'auteur-e

Márcia C. Estarque Pinheiro, IGT - Instituto de Gestalt Terapia e Atendimento Familiar

Psicóloga Márcia Estarque Pinheiro, CRP 05/17.721 Gestalt-Terapeuta, especialista em psicologia clínica, especialista em atendimento de casal e família na abordagem sistêmica (U.F.R.J.), coordenadora do curso de Especialização em Gestalt-Terapia, sócia fundadora do IGT.

Publié-e

2007-08-31

Comment citer

Estarque Pinheiro, M. C. (2007). A primeira entrevista em psicoterapia.<br><br>The first interview in psychotherapy. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 4(7). Consulté à l’adresse https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/140