Mesa 03 - O jogo de areia gestáltico

Autores

  • Maria Alice Queiroz Brito
  • Dafne Andrea Vásquez Suit
  • Aline Ferreira Campos

Palavras-chave:

Gestalt-Terapia, abordagem gestáltica, jogo de areia

Resumo

TL1. Jogo de Areia na abordagem gestáltica: uma proposta de experimento. Autora: Maria Alice Queiroz de Brito (Lika) Resumo Este trabalho busca introduzir o Jogo de Areia como um recurso que o gestalt terapeuta pode utilizar na sua práxis clínica. Apresentando a metodologia que vem desenvolvendo há quatro anos, a autora faz uma leitura gestáltica dos elementos utilizados no Jogo de Areia e de suas aplicações. TL2. Símbolos no jogo de areia. Autora: Dafne Suit Resumo: Este trabalho pretende esboçar a possibilidade de uma compreensão do Jogo de Areia a partir da utilização de símbolos nos cenários. Abordando-se o conceito de símbolo e a possibilidade de sua utilização em Gestalt terapia, apresentam-se exemplos de cenários e formas de compreensão considerando-se as miniaturas numa leitura simbólica. TL3. Jogo de Areia Gestáltico: um estudo de caso. Autora: Aline Campos Resumo: O objetivo principal desta proposta será discutir a utilização do Jogo de Areia dentro da metodologia gestáltica a partir de um estudo de caso clínico, com apresentação de cenários elaborados por uma cliente que atendo há dois anos. O trabalho visa contribuir para a teorização dos princípios do Jogo de Areia no universo dos conceitos gestálticos, e visa demonstrar como este recurso técnico facilitou o trabalho terapêutico desta cliente. A discussão de um caso clínico tem como objetivo ilustrar as intervenções feitas com o jogo de areia e discutir sua eficácia como recurso facilitador do tratamento da cliente, dentro de um referencial gestáltico. A proposta é apresentar o caso clínico e fazer pontes com conceitos gestálticos como auto-regulação organísmica, holismo, figura e fundo, contato, parte e todo, dentre outros, e discutir a utilização do recurso técnico dentro dos princípios do experimento gestáltico.

Downloads

Publicado

2008-05-02