POSTER 21: RELATO DE EXPERIÊNCIA JUNTO AO PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA: CONTRIBUIÇÕES DA GESTALT-TERAPIA

 

Autor: Thaís Aguiar Gomes

 

O Programa de Liberdade Assistida Comunitária e Prestação de Serviços à Comunidade (LAC/PSC) é uma entidade de atendimento a adolescentes que cometeram ato infracional e foram designados pela autoridade competente ao cumprimento das medidas sócio-educativas de Liberdade Assistida e/ou Prestação de Serviços à Comunidade. Neste relato de experiência de estágio em psicologia busco compartilhar como alguns princípios da gestalt-terapia, principalmente no que diz respeito à relação psicoterapeuta-cliente, têm contribuído com minha prática, a qual envolve momentos de interação individual e coletiva.

Atualmente o Programa atende cerca de 190 adolescentes, cujo ato infracional foi cometido antes dos 18 anos. Busco compreender como esses jovens têm sentido esse momento de sua vida. O programa sócio-educativo se configura como lugar de novas aprendizagens e, o compartilhar de sentimentos no grupo abre um processo de reflexão de crenças e atitudes.

Com suporte na fenomenologia o foco se volta para a descrição do vivido a partir da percepção sentida. Observamos que a comunicação de muitos desses jovens carrega uma visão de mundo que demonstra uma reduzida esperança no outro – “amor só de mãe”; “não fariam por mim, por que eu faria por alguém?”; “as pessoas são descartáveis”. Ribeiro (1994) aborda características da proposta gestaltista. Assim, levar o pensamento fenomenológico para a prática é tentar compreender como a realidade tem tocado o campo vivido.

A plenitude do fenômeno em emergência entrelaça-se ao verdadeiro encontro. Nesse sentido, o profissional é seu próprio instrumento, reverberando o que acontece na interação, contribuindo para que o sujeito seja “aware” de como têm sido suas relações com o mundo. Concluindo, os princípios acima citados tem se apresentado como instrumento metodológico de intervenção no contexto LAC/PSC. Dessa forma, aplicar tais princípios da relação psicoteraputa-cliente tem contribuído de forma significativa para minha formação.

 

Palavras-chaves: liberdade assistida; gestalt-terapia; formação do psicólogo.