POSTER 20: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE MONITORIA NA GESTALT-TERAPIA EM CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA
Autores: Rosane Porto, Aline Freitas, Elaine de Alcantara, Marcela Quintanilha e Renato Silveira
INTRODUÇÃO
Este projeto apresenta as reflexões realizadas a partir do trabalho de monitoria desenvolvido na disciplina de Gestalt-terapia, do Curso de Graduação em Psicologia, nas Faculdades Integradas Maria Thereza, situada no município de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Envolveu quatro alunos monitores do oitavo período, que fizeram supervisão de estágio clínico em Gestalt-terapia, e a professora responsável pela disciplina. Esta experiência foi realizada em duas turmas do quinto período, nos turnos da manhã e da noite.
JUSTIFICATIVA
A relevância desse trabalho está em promover um estudo sobre a implantação e o desenvolvimento de monitoria na disciplina Gestalt-terapia no curso de Graduação em Psicologia, em um formato condizente com a originalidade e singularidade dos princípios básicos da abordagem gestáltica.
OBJETIVOS
Construir recursos para facilitar o ensino e a aprendizagem da disciplina que estejam de acordo com as propostas fenomenológicas e existenciais da Gestalt-terapia, levar o monitor a aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos na abordagem e promover uma oportunidade de pesquisa.
MÉTODO
Este modelo de monitoria em Gestalt-terapia partiu da construção de uma relação dialógica estabelecida entre os monitores, a professora e os alunos enriquecidos por avaliações e auto-avaliações sistemáticas do processo. Este projeto envolveu a participação ativa dos monitores durante as aulas teóricas e práticas, inclusive realizando registros para estudo epistemológico com fins de pesquisa.
CONCLUSÕES
A especificidade
deste formato de monitoria cria uma oportunidade ao professor de desenvolver
um curso enriquecido pelas as múltiplas visões e experiências
propiciadas pelo trabalho em equipe, amplia a experiência dos monitores
em suas perspectivas teóricas e práticas da Gestalt-terapia e
promove junto aos alunos da disciplina uma dinâmica que facilita a apropriação
do conteúdo.