POSTER 14: O LABORATÓRIO GESTÁLTICO: PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICO EXISTENCIAL EM CLÍNICA, PESQUISA E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

 

Autor: Eleonôra Torres Prestelo

 

Este Laboratório, tem como objetivo desenvolver atividades acadêmicas e de extensão universitária abrangendo temas e práticas em Gestalt-Terapia que venham sendo desenvolvidas dentro e fora das universidades. A Gestalt Terapia, por não ser uma abordagem hegemônica, requer outros espaços de divulgação e atuação, o que pretendemos suprir, em parte, com as atividades do Laboratório.

Este projeto conta com uma parceria interinstitucional (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e o Centro Universitário Celso Lisboa -UCL ) . Esta aproximação promove não só o intercâmbio entre os docentes e discentes como também a produção de trabalhos que possam abranger as comunidades em torno das duas instituições.

Portanto, a relevância do Projeto envolve os desdobramentos da interação de aspectos referentes à ampliação, produção e prática de conhecimentos relativos à abordagem Gestáltica. Os eventos já realizados pelo laboratório, até o momento, focalizaram discussões de temas contemporâneos tendo como dispositivo “a família”: o trabalho terapêutico com famílias, sua pertinência no caso de atendimento de crianças, controvérsias existentes na área; a fundamentação filosófica da Gestalt Terapia, seu caráter experiencial, etc. Os eventos são gratuitos e abertos ao público em geral, constituindo-se num espaço de debate permanente. A cada encontro é realizado um levantamento de expectativas de temas a serem discutidos posteriormente, bem como feita uma avaliação do evento, dados que são analisados, posteriormente, pelo Laboratório, servindo de base para a programação dos eventos seguintes.

O conceito de extensão nas atividades universitárias define-se na condição da transferência de conhecimento para a comunidade. Assim uma ação orientada para a socialização do conhecimento converge para tal conceito contemplando as atuais diretrizes para a democratização do espaço universitário. Assim, transcendemos a tradicional sala de aula e incluímos a realidade vivenciada numa dialética entre os conceitos teóricos e a experiência.

Palavras-chave: gestalt; fenomenologia; existencialismo; clínica; pesquisa.
* Projeto de Extensão do Instituto de Psicologia/ UERJ.