POSTER 11: JOVENS E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: UM CAMPO DA CLÍNICA GESTÁLTICA

 

Autora: Maria Teresa Mandelli


Esse trabalho é resultado de uma reflexão a partir da prática clínica com jovens e com os estudos que estão sendo desenvolvidos no Instituto Müller Granzotto sobre a clínica infanto-juvenil. O objetivo dessa breve exposição é apresentar considerações sobre a interação do jovem com a sua escolha profissional á luz da teoria da Gestalt -terapia e os impactos da contemporaneidade no processo de inserção no mundo do trabalho.
A Gestalt -terapia é um método clínico fundamentado na fenomenologia da experiência, teoria de referência na compreensão dos fenômenos psíquicos. Utiliza-se da teoria do self para compreender os fenômenos que se apresentam na clínica, teoria esta que se ocupa em descrever como se constitui as relações de campo. (PERLS; HERFFERLINE; GOODMAN, 1997) 2.

2 - PERLS, Frederick; HERFFERLINE, Ralph; GOODMAN, Paul. Gestalt Terapia . 2ª Ed. São Paulo: Summus, 1997, p. 7-266.

Essa abordagem clínica não se fundamenta nas teorias do desenvolvimento, que defendem um padrão ou uma estrutura de comportamento que naturaliza e justifica um sintoma. A juventude é uma forma específica de organização do campo relacional. Os jovens frente à escolha profissional tentam reelaborar seus hábitos e pensamentos sem, entretanto, dispor de dados estabilizados que ofereçam possibilidades concretas de reelaboração. As formas habituais de ajustamento não conseguem mais dar conta, e a única possibilidade é um pedido de ajuda: entendemos esse fenômeno como ajustamento aflitivo. (MÜLLER – GRANZOTTO e MÜLLER – GRANZOTTO, 2007) 3.

3 - MÜLLER – GRANZOTTO, Marcos José; MÜLLER – GRANZOTTO, Rosane Lorena. Fenomenologia e Gestalt Terapia. São Paulo: Summus, 2007, p. 13-366.

O trabalho terapêutico em Orientação Profissional se fundamenta na interação, onde sua forma habitual possa se repetir e os jovens possam criar novas formas com as quais se identifiquem. Para esse fim utilizamos recursos lúdicos, com o intuito de troca de experiências, busca por informações profissionais que possibilitam a ampliação de fundo e interesse por novos dados. Estimulando-os para que possam fazer sua escolha de forma processual dentro de uma dinâmica de assimilação e de crescimento.