POSTER 08: ESPIRITUALIDADE NO ENVELHERCER: UMA PESQUISA FENOMENOLÓGICA

 

Autores: Danilo Suassuna , Arminda Brito de Sousa , Bárbara Spenciere Campos e Cínthia Veira Möller

 

RESUMO

Este estudo trata de uma pesquisa fenomenológica que visa compreender o sentido da espiritualidade e a vivência que cada idoso apresenta. Inicialmente, discorre-se a respeito da Gestalt-terapia como abordagem holística com destaques para a importância da espiritualidade enquanto uma dimensão humana. Posteriormente, se abordará acerca de estudos voltados para a espiritualidade e a presença dela na vida do idoso.

 

OBJETIVO
Compreender o sentido da espiritualidade e a vivência da mesma por cada idoso. Isso só foi possível a partir da perspectiva metodológica da fenomenologia, que possibilita o acesso ao vivido.

 

MÉTODO
Instrumento de Investigação: Entrevistas semi-dirigidas de modo que a atenção estava na relação entre entrevistador e entrevistado, já que se considera que ambos corroboram com o processo de entrevistar.
Procedimento: Foram selecionadas cinco idosas do sexo feminino que concordaram a participar da entrevista tendo sido assegurado o sigilo e posterior destruição das gravações. Inicialmente, as idosas foram selecionadas de forma aleatória e os dados comuns entre elas foram sistematizados na elaboração dos resultados.
Foram feitas quatro perguntas norteadoras na entrevista: O que é espiritualidade?; Como você vivencia a sua espiritualidade no dia a dia?; Ela te ajuda? Como?; Você vivenciava essa espiritualidade da mesma forma que hoje? O que mudou?

Partindo das entrevistas transcritas, norteados pela metodologia fenomenológica de pesquisa proposta por Giorgi (1985), o trabalho segue os quatro passos propostos no sentido de, a partir das reduções fenomenológicas, alcançar as unidades de significado e assim, acessar o sentido último, atribuídos pelas idosas entrevistadas, no que tange a temática da espiritualidade.

DISCUSSÃO DE RESULTADOS
Após as entrevistas e a devida aplicação da metodologia escolhida pode-se verificar, junto às idosas, as unidades de sentidos a respeito da vivência da espiritualidade pelas idosas entrevistadas. Conclui-se que a maioria entrevistada vive a espiritualidade por meio de momentos de reflexão; a espiritualidade pode ser percebida como suporte para enfrentamento frente a situações difíceis na opinião de todas; além disso a maioria das idosas acredita que, com o passar dos anos, foram se espiritualizando mais. Assim evidencia-se, conforme visto na teoria, a importância da espiritualidade nessa faixa etária.

Palavras-chave: espiritualidade; terceira idade; pesquisa fenomenológica