MESA REDONDA
13 – PARTE I: AS ALEGRIAS E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO
EM GESTALT–TERAPIA NA CONTEMPORANEIDADE
Autor: Myriam Bove Fernandes
TIPO DE APRESENTAÇÃO
A sugestão é que se componha um fórum de debates ou uma mesa redonda convidando coordenadores e ou professores dos diferentes Institutos ou Cursos de Formação em Gestalt-terapia nos diferentes pontos do território nacional, para que troquem experiências e idéias sobre o tema.
RESUMO DA APRESENTAÇÃO
A discussão visa trocas entre os Institutos ou profissionais formadores de Gestalt terapeutas para debater algumas das questões pertinentes à Formação do gestalt¬terapeuta na contemporaneidade. Partindo de uma análise do campo levantamos algumas das necessidades que percebemos na comunidade que demandam a atuação do psicólogo ressaltando a abordagem gestáltica como uma excelente referência para a participação do psicólogo na sociedade. Consideramos também a evolução da Gestalt-terapia não só no que concerne ao aspecto teórico como as mais recentes contribuições na prática profissional. Assim, discutiremos sobre as temáticas da contemporaneidade que interferem na formação do psicoterapeuta tais como ética profissional, a convivência na diversidade, liberdade e responsabilidade, questões de poder, violência, ecologia, etc.
Tendo estas questões como pano de fundo, os componentes do fórum poderão se debruçar sobre os aspectos formais dos cursos de Formação em Gestalt–terapia, tais como apresentação dos diferentes cursos, grade curricular, horas aula, organização de workshops, enfim, trocar idéias sobre como oferecer as ferramentas necessárias para que o profissional possa se desenvolver ainda mais.
É interessante fazer uma reflexão sobre a cultura que cada curso constrói. O que é comum e o que é particular à cada Instituição de ensino. Como as pessoas se relacionam entre si e na Instituição, grau de pertencimento, como fazer daquele local um lócus para a troca de conhecimentos, construção de redes, enfim, atender as necessidades do psicólogo que se encontra no início de carreira ou e/ou aquele que busca se aprimorar profissionalmente.
Esperamos
assim proporcionar um rico espaço para trocas e sedimentar os liames
que nos unem enquanto profissionais de mesma orientação que compartilham
ideais semelhantes. Procuramos assim fortalecer a cooperação entre
os vários professores e / ou Institutos Formadores de Gestalt Terapeutas.