MESA REDONDA 10: OUSANDO REPENSAR OS CONCEITOS DE CONTATO E AWARENESS – UM DESAFIO POLÊMICO

Autores: Angela Schillings, Jane Rodrigues, Lílian M. Frazão e Selma Ciornai


“Contato enquanto tal é possível sem awareness, mas para a awareness o contato é indispensável” (Perls, F., Hefferline, R. e Goodman, P., Gestalt Therapy, 1951, p viii)

Contato e Awareness são dois conceitos chaves e fundamentais para a Gestalt Terapia. No entanto, sob um olhar mais criterioso, percebemos que mesmo no livro mais básico dos fundadores da Gestalt Terapia, encontramos contradições nas definições destes dois conceitos e o uso, as vezes, indiscriminado dos mesmos.

Com base em muitos anos de experiência na prática e no ensino da Gestalt-terapia e intrigadas com esta questão e seus desdobramentos para o ensino e treinamento de psicoterapeutas em nossa abordagem, propomos nesta apresentação:

• rever os conceitos de awareness e contato citados anteriormente, revisitando inicialmente suas definições mais conhecidas;

• tecermos nossas próprias reflexões concernentes às implicações destas definições;

• como contribuição à Gestalt viva que é nossa abordagem, propomos debater, em conjunto com os participantes do Fórum de Discussão, estes conceitos, considerando a utilidade que nos oferecem, enquanto construtos teóricos importantes à teoria, à prática, à reflexão clínica e ao ensino da Gestalt Terapia.