Esta é a versão em html do arquivo http://www.neurolab.ufsc.br/ensino/cpgenq/2005.1/3/A_logica_da_Mente.ppt.
G o o g l e cria automaticamente versões em texto de documentos à medida que vasculha a web.
Para criar um link para esta página ou armazenar referência a ela, use: http://www.google.com/search?q=cache:3o6fy8p-bx0J:www.neurolab.ufsc.br/ensino/cpgenq/2005.1/3/A_logica_da_Mente.ppt+Conferencias+Macy&hl=pt-BR&gl=br&ct=clnk&cd=12


O Google não é associado aos autores desta página nem é responsável por seu conteúdo.
Os seguintes termos de pesquisa foram destacados:  macy 
Estes termos aparecem somente em links que apontam para esta página: conferencias

1581  

Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química 

A Lógica da Mente 

Danielle Carvalho Leite

Fernanda Berti

Juliana Ribeiro Mariotto

 

Cibernética 

Nova ciência: problemas de comunicação e de controle;

Deriva do grego kybernetes sendo definida por Norbert Wiener;

Poderoso movimento intelectual: independente da biologia organísmica e da teoria geral dos sistemas;

Movimento compôs  rede informal;

Norbert Wiener, John von Neumann, Claude Shannon e Warren McCulloch.

 

Ciberneticistas 

Eram matemáticos, neurocientistas, cientistas sociais e engenheiros;

Preocupações: diferente nível de descrição, padrões de comunicação e em laços fechados e redes;

Concepções de realimentação, auto-regulação e auto-organização;

Wiener: expandiu a concepção de padrão que são comuns aos animais e às máquinas.

 

Ciberneticistas 

Desafio: mecanismos neurais subjacentes aos fenômenos mentais e expressa-los em linguagem matemática explícita;

Desenvolvida em lendárias reuniões: Conferência de Macy;

1º grupo: ciberneticistas;

2º grupo: cientistas vindos das ciências humanas (Gregory Bateson e Margaret Mead).

 

          Ciberneticistas 

Norbert Wiener

Dominante nas conferências: idéias e abordagens irreverentes;

Matemático e filósofo;

Interesse em biologia e na riqueza dos sistemas vivos;

Mecanismos de comunicação e de controle, visando padrões mais amplos de organização;

Tendência de dormir durante as discussões.

 

Ciberneticistas 

John von Neumann

Escreveu um tratado clássico sobre a teoria quântica, foi criador dos jogos e inventor do computador digital;

Interesse nos processos do cérebro humano;

Descrição do funcionamento do cérebro em termos da lógica formal.

 

Conferência Macy 

Realizações concretas, além do impacto sobre a teoria sistêmica;

1ª Conferência: descrição dos computadores digitais seguida por analogias entre o computador e o cérebro;

A base destas analogias foi o uso da lógica matemática para entender o funcionamento do cérebro.

 

Realimentação 

Principais realizações da cibernética modelos mecanicistas de seres vivos

Máquinas cibernéticas mecanismos de relojoaria 

Concepção Norbert Wiener   

Realimentação 

FEED BACK 

Auto-regulador

 

“Controle de uma máquina com base em seu desempenho efetivo, e não com base em seu desempenho previsto”  Norbert Wiener 

Esterçamento no

sentido contrário 

Avaliação de desvio em relação a rota 

Mudança no

sentido do desvio 

Figura 01: laço de realimentação representando a pilotagem de um barco 

Realimentação

 
 

• Máquinas auto-reguladoras laços de realimentação 
 
 

Antes da cibernética 

Engenheiros  mecanicistas sem reconhecer a

causalidade circular

Fase pioneira da cibernética e com descobertas 

Modelagem de organismos 

Realimentação

 
 
 

• Wiener e seus colegas argumentaram Artigo(1943) 
 
 

Comportamento 

Auto- Regulação 

realimentação 

Chamado de propositado

(tende a um objetivo) 

Realimentação

 

Ciberneticistas : dois tipos de realimentação 
 
- Auto- equilíbrio (-) 
- Auto- reforço (+)
 

Esterçamento no

sentido contrário 

Mudança no

sentido do desvio 

Avaliação de desvio  em relação a rota 

+ 

+ 

- 

Mesmo sentido e sentido oposto 
 

Figura 02: Elos causais positivos e negativos 

Realimentação

 

- Realimentação ciências sociais Bateson e Mead 

- Processos auto- reguladores  

      Sistemas de controle mútuo por parte das

                instituições governamentais 

- Realimentação de auto- reforço 
 

Círculo vicioso ( + Dramático) 

Ex: Desequilíbrio do ecossistema 

Realimentação

 

- Aspecto mais importante dos estudos ciberneticistas  

“ Os laços de realimentação

retratam padrões de organização” 

Realimentação

 

A cibernética do cérebro  

Ross Ashby

Tentou explicar a atividade mental de uma maneira mecânica.

Pretendia com sua teoria reproduzir o cérebro humano, em suas virtudes e falhas, sem distingui-lo de um sistema mecânico.

 

Nobert Wiener

“Quando comparo o organismo vivo com... uma máquina, nem por um momento quero dizer que os processos físicos, químicos e espirituais específicos da vida, como a conhecemos ordináriamente, sejam os mesmos das máquinas que imitam a vida”. 

A cibernética do cérebro

 

O modelo do computador para a Cognição 

COGNIÇÃO Ato ou processo de conhecer. Inclui a atenção, a percepção, a memória, o raciocínio, o juízo, a imaginação, o pensamento e o discurso.

O que buscavam:

     Entender “a lógica da mente” e expressá-la em linguagem matemática. 

BIOLOGIA, MATEMÁTICA E ENGENHARIA

 

Estudos detalhados do SN  
 

O modelo do computador para a Cognição 

Modelo do cérebro como um circuito lógico 

Neurônios como elementos básicos 

COMPUTADORES DIGITAIS

 

  Modelo do computador para cognição  

Idéia básica; 
 

Inteligência Humana  

Computador 

Processo de conhecimento  

Processamento de informação

 

O computador era uma máquina nova e única:

Se move de maneira autônoma quando programada e ligada.

Processa informações. 

Os primeiros ciberneticistas acreditavam que o cérebro humano também processa informações.  
 

O modelo do computador para a Cognição

 

INTELIGÊNCIA HUMANA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O SN humano não processa informação interage com o meio ambiente modulando continuamente sua estrutura.

A inteligência humana, a memória humana e as decisões humanas nunca são completamente racionais, mas sempre se manifestam coloridas por emoções. 

O modelo do computador para a Cognição

 

Impacto sobre a sociedade 

Na educação:

Empobrecimento espiritual;

Perda da diversidade cultural.

A informação é apresentada como a base do pensamento, enquanto que, na realidade a mente humana pensa com idéias e não com  informações.

As informações não criam idéias, as idéias criam informações.

 

No modelo do computador para a cognição:

O conhecimento é visto como livre de contexto e de valor, baseado em dados abstratos.

Porém, todo o conhecimento significativo é conhecimento contextual, e grande parte dele é vivencial. 
 
 

Impacto sobre a sociedade