Caixa de texto: IGT - INSTITUTO DE GESTALT-TERAPIA E ATENDIMENTO FAMILIAR - CRPJ 05/0347
Psicólogos Responsáveis: Marcelo Pinheiro CRP 05/16.499 Márcia Estarque Pinheiro CRP 05/17.721
Rua Haddock Lobo, 369/709 - Tijuca – Rio de Janeiro - RJ – Brasil - CEP 20.260-131
Telefone: (0xx21)2567-1038 - Telfax:(0xx21)2569-2650 -  Email: igt@igt.psc.br
 

 

 


Será um prazer receber a sua contribuição (artigos, trabalhos, etc.) para a nossa revista. Para tal estamos buscando padronizar a apresentação dos trabalhos através de algumas normas que estão descritas abaixo.  Esta padronização visa facilitar a confecção da revista.  Ela não deve ser encarada como um obstáculo para o envio de material.  Caso você já tenha algum trabalho produzido que não se encaixe neste modelo de padronização não deixe de envia-lo. 

A comissão editorial da revista vai selecionar os artigos de acordo com o tema e a disponibilidade de cada edição.

Qualquer dúvida ou esclarecimento entre em contato conosco através dos telefones (21)2567-1038 ou (21)2569-2650 ou através do e-mail igt@igt.psc.br.

 

 

1-INFORMAÇÕES GERAIS

 

Diretrizes

 

A revista “IGT na Rede” propõe-se a publicar artigos que reme­tam ao desenvolvimento humano, sejam centrados na pesquisa, nas práticas profissionais ou sejam artigos de reflexão crítica sobre produção do conhecimento da Psicologia em especial da Gestalt-Terapia.

 

II- ORIENTAÇÕES EDITORIAIS

 

Os artigos serão submetidos a exame pela Comissão Editorial, que poderá fazer uso de consultores “ad hoc”, a seu critério, omitida a identidade dos autores. Estes serão notificados da aceitação ou não dos artigos. Pequenas modificações no tex­to serão feitas pela Comissão Editorial, mas as modificações substanciais serão solicitadas aos autores.

 

III- APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

 

Os artigos devem ser enviados ao IGT por e-mail ou em disquete, letra Arial, corpo 12, espaço 1,5 e margens de 2 cm.  Deve ser enviado resumo , em Português e “abstract” em Inglês contendo até 100 palavras, além de três ou quatro palavras-chave com respectivas “key words”. A pri­meira lauda do texto original deve conter o título do trabalho, nome completo do autor biografia e seu respectivo endere­ço. As demais páginas devem ser nume­radas consecutivamente, a partir de 2. Ver­são em disquete deve ser apresentada no formato “word for windows”, caso o artigo seja aceito para publicação. O autor pode enviar material de ilustra­ção como sugestão. No corpo do artigo não devem ser incluídos elementos que possibilitem identificar o (s) autor (es) do texto (ex: papel timbrado, rodapé com o nome do autor, etc). O original deve ser enviado ao IGT com uma carta de enca­minhamento assinada pelo autor (no caso de único) ou por todos os autores (no caso de co-autoria).

 

IV- TIPOS DE TEXTO

 

1.Estudos teóricos/ensaios - análises de temas e questões fundamentadas teoricamente, levando ao questionamento de modos de pensar e atuar existentes e a novas elaborações.

 

2.Relatos de pesquisa - investigações ba­seadas em dados empíricos, recorrendo a metodologia quantitativa e/ou qualitati­va. Neste caso, é necessário conter intro­dução, metodologia, resultados e discus­são (aproximadamente 20 laudas);

 

3.Relatos de experiência - relatos de ex­periência profissional de interesse para as diferentes práticas psicológicas (aproxima­damente 15 laudas);

 

4. Comunicações - relatos breves de pes­quisas ou trabalhos apresentados em reuniões científicas/eventos culturais (apro­ximadamente 7 laudas);

 

5. Ressonâncias - comentários comple­mentares e réplicas a textos publicados em números anteriores da revista (aproxima­damente 5 laudas).

 

V- CITAÇÕES NO TEXTO

 

1. As notas não bibliográficas devem ser reduzidas a um mínimo, ordenadas por algarismos arábicos e colocadas ao final do artigo, antes das referências bibliográ­ficas;

 

2. As citações de autores devem ser feitas por meio do último sobrenome seguido do ano de publicação do trabalho. No caso de transcrição na íntegra de um tex­to, a citação deve ser acrescida da página citada;

 

3. As citações de obras antigas e reeditadas devem ser feitas da seguinte maneira:

Franco (1790/1946);

 

4. No caso de citação de artigo de autoria múltipla, as normas são as seguintes: a) até três autores - o sobrenome de todos os autores é mencionado em todas as ci­tações, usando e ou &, conforme exem­plo:

“O método proposto por Siqueland e Delucia (1969)” mas “o método foi ini­cialmente proposto para o estudo da vi­são (Siqueland & Delucia, 1969)”.

b) de quatro a seis autores - o sobrenome de todos os autores é citado na primeira ci­tação, como acima. Da segunda citação em diante só o sobrenome do primeiro autor é mencionado, como abaixo (Siqueland,1969).

c) mais de seis auto­res - no texto, desde a primeira citação, somente o sobrenome do primeiro autor é mencionado: Rodnigues et al. (1988); nas referências, todos os nomes são rela­cionados.

 

VI- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

 

Os títulos de livros, peniódicos, relatórios, teses e trabalhos apresentados em con­gressos devem ser colocadas em itálico.

 

1. Relatório Técnico - Birney, A. J., & Hall, M. M. (1981). Early, identification of children with written language disabilties (relatório Nº 81 - 1502). Washington, DC: National Educational Association.

 

2.Trabalho apresentado em congresso, mas não publicado - Haidt, J., Dias, M. G., & Koller, S. (1991). Disgust, disrespect and culture: Moral judgement of victimless violation in the USA and Brazil. Trabalho apresentado no Annual Meeting of the Society for Cross-Cultural Research, Isla Verde, Puerto Rico.

 

3.Teses ou dissertações não publicadas - Costa, L. (1989). A Família Descasada: Interação, Competência e Estilo. Estudo de Caso. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, Brasília.

 

4. Livros - Carneiro, T. (1 983). Família: Di­agnóstico e terapia. Rio de Janeiro: Zahar.

 

5.Capítulo de Livro - Blough, D. S. & Blough, P (1977). Animal psychophysics. Em W. K. Honing & J. E. Staddon (Orgs.), Handbook of operant behavior (pp. 514-539). Englewood Cliffs, N. J.: Prentice­Hall. Hoffmann, L. W. (1979).

 

6. Artigo em periódico científico - Costa ir, A. L., Holanda, A. E (1996). Estágio em Psicologia. Psicologia Ciência e Profis­são, 16, n9 2, 4-9.

 

7. Obras antigas com reedição em data muito posterior - Franco, E de M. (1946). Tratado de educação física dos meninos. Rio de Janeiro: Agir (Oniginalmente pu­blicado em 1790.)

 

8. Obra no prelo - Respeitada a seqüência de ordem de nomes, é a última referên­cia do autor.

 

9.Autoria institucional - Amenican Psychiatnic Association (1988). DSM-lll-R, Diagnostic and statistical manual of men­tal disorder(3rd edition revised). Washing­ton, DC: Author.

 

Qualquer duvida favor contatar-nos através do e-mail: igt@igt.psc.br