Reflexão crítica da prática psi em relação à educação - perspectivas foucaultianas: criança que não aprende ou escola que não ensina?<br><br>Critical reflection on Psychological practices with regard to education - Foucault's perspectives: child that does not learn or school that does not teach?

Autores

  • Luiz Carlos do Espírito Santo Bandeira UERJ

Palavras-chave:

subjetividade, infância, educação, perspectiva foucaultiana.

Resumo

Este trabalho tem por proposta analisar a partir da Grécia antiga até os nossos dias a tentativa humana de entender sua própria subjetividade através do olhar e construção do sujeito enquanto ser que aprende, sua atuação neste processo e a maneira como se deu ao longo da história esta construção, além de identificar as possibilidades e limitações que determinadas propostas filosóficas propuseram no tocante a tal relação. Dentro destas perspectivas analisaremos a relação que a infância estabeleceu e estabelece com a instituição escolar, suas práticas e discursos pedagógicos bem como as imbricações deste conceito perante a Educação. Consideramos também o papel da Psicologia com estas práticas pedagógicas, no que concerne a suas explicações sobre a infância e o modo de esta se relacionar com o discurso pedagógico. Esta ciência como veremos teve importante papel na construção e reprodução de determinados discursos que demarcaram, ao longo da história do século XX, a forma como a escola se ocupou da criança e como esta instituição pode se tornar lugar onde a subjetividade é submetida � série, enquadramento e disciplina que muitas das vezes levam os alunos ao abandono, fracasso e/ou a repetência. Foi usado o referencial teórico de Michel Foucault para submeter � s práticas pedagógicas do cotidiano a uma revisão crítica, uma vez que tais práticas podem ser uma forma de estabelecer/ reproduzir a submissão e dominação, levando a criança � repetência ou a não-aprendizagem.

Downloads

Publicado

2007-02-27

Como Citar

Bandeira, L. C. do E. S. (2007). Reflexão crítica da prática psi em relação à educação - perspectivas foucaultianas: criança que não aprende ou escola que não ensina?<br><br>Critical reflection on Psychological practices with regard to education - Foucault’s perspectives: child that does not learn or school that does not teach?. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 4(6). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/95

Edição

Seção

Artigos produzidos a partir de monografias