O papel do psicólogo no tratamento de adolescente com diabetes mellitus tipo 1: contribuições da gestalt-terapia<br>The role of the psychologist in the treatment of adolescents with diabetes mellitus type 1: Gestalt-therapy contributions

Autores

  • Guilherme de Freitas Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Andrea dos Santos Nascimento Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O objetivo principal deste artigo é compreender o papel do psicólogo atuando em equipe multiprofissional no tratamento de adolescente com diabetes mellitus tipo 1 (DM1) a partir da Gestalt-terapia. O DM1 é uma doença crônica que afeta basicamente crianças e adolescentes, resultante da destruição parcial ou total das células beta pancreáticas com consequente deficiência de insulina, sendo necessária uma série de cuidados para um bom controle da doença. Para esta pesquisa, adotou-se como estratégia metodológica o estudo de caso único. Para coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: Ficha de Avaliação Inicial Multiprofissional e Diário de campo do psicólogo. A partir da síntese do caso clínico e articulação teórica com a abordagem gestáltica, concluiu-se se que o principal papel do psicólogo é estar aberto ao diálogo a partir de uma atitude fenomenológica.

Biografia do Autor

Guilherme de Freitas Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Psicólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo entre 2017-2019.

Andrea dos Santos Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo

Psicóloga, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

de Freitas Silva, G., & dos Santos Nascimento, A. (2019). O papel do psicólogo no tratamento de adolescente com diabetes mellitus tipo 1: contribuições da gestalt-terapia<br>The role of the psychologist in the treatment of adolescents with diabetes mellitus type 1: Gestalt-therapy contributions. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 16(30). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/581