Dialogando com o cuidador: um olhar gestáltico<br>Dialoguing with the caregiver: a gestalt approach

Autores

  • Ana Amélia Barros Lima Barauna UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Família, Terapia de grupo, terceira idade, gestalt terapia

Resumo

A partir de uma reflexão sobre o processo de envelhecimento pelo qual vem passando a população brasileira, em especial para o familiar que se disponibiliza como cuidador do idoso de sua família e a repercussão desta realidade nos serviços de saúde, especificamente no âmbito naval, apresento uma proposta de construção de um grupo de apoio aos cuidadores da terceira idade, fundamentada na abordagem gestáltica. Para tanto, foi imprescindível o encontro realizado com o médico geriátra da Clínica de Geriatria do Hospital Naval Marcílio Dias, para que a proposta a ser lançada fizesse sentido àquele contexto.

Biografia do Autor

Ana Amélia Barros Lima Barauna, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Psicologia em 1994, pela Universidade Católica de Pernambuco. Formação em gestalt terapia pelo IGT Fortaleza em 2001, Especialização em Terapia de Família e Casal pela UFRJ em 2012.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Barros Lima Barauna, A. A. (2019). Dialogando com o cuidador: um olhar gestáltico<br>Dialoguing with the caregiver: a gestalt approach. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 16(30). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/503