Satisfação conjugal em casais com casamentos de curta duração: uma contribuição da gestalt-terapia<br>Marital satisfaction in couples with short-term marriages: a contribution of Gestalt Therapy

Autores

  • Fabrício Almeida Toniato Faculdade Brasileira – MULTIVIX
  • Danielle Caus Faculdade Brasileira – MULTIVIX

Palavras-chave:

Relações Conjugais

Resumo

O constante aumento das relações conjugais contemporâneas abrange como característica a manutenção da individualidade do cônjuge, preponderante no estabelecimento dos laços afetivos do casal. Na busca por novos fatores que mantém um casamento satisfatório, o referido estudo investigou diferenças e semelhanças a partir da concepção dos casais com casamentos de curta duração sobre a satisfação conjugal. A pesquisa explorou a contribuição da Gestalt-Terapia nas relações conjugais, ao utilizar o método qualitativo-fenomenológico, por meio da técnica da bola de neve e da entrevista semi-estruturada. Foram entrevistados 06 participantes, ou seja, 03 casais, casados com 06 meses a 05 anos, entre 20 e 45 anos de idade, residentes na Grande Vitória, Espírito Santo. Os resultados apontam que todos os participantes estão vivendo uma relação satisfatória no casamento, cujas principais características desta satisfação são a construção de vínculos, o companheirismo e a união, a coesão e o progresso do casal.

Biografia do Autor

Fabrício Almeida Toniato, Faculdade Brasileira – MULTIVIX

Graduado em Psicologia pela Faculdade Brasileira – MULTIVIX. Pós-graduando Lato Sensu em Gestalt-Terapia pelo Centro de Educação Superior Capacitar. Psicoterapeuta individual e de casais com experiencia em disfunções emocionais relacionadas a traumas e abusos. Cursos Internacionais com Michael Craig Clemmens Ph.D. (EUA) – Vergonha e Culpa: Vergonha como um processo corporal relacional. – Uma Abordagem Gestáltica Relacional Somática ao Tratamento da Dependência Química. Curso com Dr. Ênio Brito – Compreensão Diagnóstica em Psicoterapia: diálogos entre Gestalt-terapia e DSM. Palestrante.

Danielle Caus, Faculdade Brasileira – MULTIVIX

Graduada em Psicologia pela Faculdade Brasileira – MULTIVIX, Pós-graduanda Lato Sensu em Gestalt-Terapia pelo Centro de Educação Superior Capacitar. Certificação Internacional com a Dra. Lynn Stadler (EUA) – Working with Children, Teenagers anda Families. Educadora em Psicologia Positiva pela PDA (Positive Discipline Association Brasil). Psicoterapeuta com experiência em atendimento infanto-juvenil e Orientadora de Pais.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Almeida Toniato, F., & Caus, D. (2019). Satisfação conjugal em casais com casamentos de curta duração: uma contribuição da gestalt-terapia<br>Marital satisfaction in couples with short-term marriages: a contribution of Gestalt Therapy. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 16(30). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/471