Aspectos Éticos, Políticos e Antropológicos da Identidade do Docente Hospitalar de Crianças Gravemente Doentes: Abordagem Gestáltica<br>Ethical, political and anthropological aspects of the teaching hospital identity of children seriously ill: gestalt approach

Autores

  • Hugo Ramón Barbosa Oddone Núcleo de Gestalt-terapia de São José do Rio Preto - SP

Palavras-chave:

1. Identidade, 2. Professor hospitalar, 3. Educação e Saúde. 4. Teoria do Self, 5. Gestalt-terapia.

Resumo

Este artigo apresenta os aspectos éticos, políticos e antropológicos da identidade do docente hospitalar de crianças e adolescentes gravemente doentes, e foi recortada de uma pesquisa realizada por um psicólogo na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP – Brasil, para a obtenção do Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência. Para estabelecer um campo integrado da Educação e da Saúde, onde encontramos este professor, definimos teórica e metodologicamente os conceitos do atendimento escolar hospitalar (AEH), área nova – com forte influência da racionalidade técnica – com tendências de integração, de emancipação, com formação reflexiva dos profissionais em serviço. Através duma metodologia construída para a obtenção dos dados necessários analisamos a significação que a literatura especializada brasileira entre os anos 2009/2014 atribui à identidade do professor AEH, de crianças e adolescentes gravemente doentes hospitalizadas. Encontramos modelos de Educação, dedicados a estas especificidades, determinados pelas limitações que o hospital e a situação do aluno-paciente impõem. Vulnerabilidade e empoderamento ético, pelo cuidado e proteção do aluno-paciente; político, pelas garantias de continuidade de sua escolaridade; antropológico, pois estas perspectivas referenciam a formatos únicos, a cuidado individualizado, a conteúdos curriculares específicos, ou seja, a novos modelos antropológicos da docência. Na prática, a identidade deste professor, arrancada da literatura, aparece como figura idealizada, solicitando autorização para se empoderar dos espaços já conquistados. Em outras palavras, um professor que abandona os aspectos políticos e antropológicos da sua identidade na dependência das instâncias decisivas das Políticas Públicas.

Biografia do Autor

Hugo Ramón Barbosa Oddone, Núcleo de Gestalt-terapia de São José do Rio Preto - SP

Psicólogo (CRP 06-23702), formado em Assunção-Paraguai em 1970, com homologação do diploma na UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) em 1985. Especialista em Processos grupais e terapia de grupo e em Terapia de casais e família, na abordagem gestáltica. Mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência (Unifesp). Docente e supervisor no curso de Psicologia do IMES Catanduva/SP. Docente na pós-graduação de Gestalt-terapia clínica na FAEF -Garça/SP. Fundador e atual coordenador do GESTALT-Núcleo de Psicologia e Psicoterapia de São José do Rio Preto - SP.

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Publicado

2015-12-29

Como Citar

Barbosa Oddone, H. R. (2015). Aspectos Éticos, Políticos e Antropológicos da Identidade do Docente Hospitalar de Crianças Gravemente Doentes: Abordagem Gestáltica<br>Ethical, political and anthropological aspects of the teaching hospital identity of children seriously ill: gestalt approach. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 12(23). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/463